Nesta semana o homem mais valioso e importante da Fórmula 1, Adrian Newey, assinou um contrato com a Aston Martin nesta terça-feira (10/09). O contrato entra em vigor em 2025 e é a maior tranferência desde a ida de Lewis Hamilton para a Ferrai, anunciada em Fevereiro. Adrian Newey ainda tem um contrato em vigor com a equipe Red Bull Racing até o final de fevereiro de 2025. O designer completa um contrato de 19 anos com a equipe austríaca e foi responsável pelos carros vencedores pilotados por Sebastian Vettel e Max Verstappen.
Carreira e conquistas
Considerado o ‘mago’ da engenharia, Newey iniciou sua carreira no início dos anos 80, como estagiário na universidade de engenharia aeroespacial em southampton, inglaterra. Um de seus primeiros projetos, foi o Fittipaldi F10 que correria a temporada de 1983, no entanto a equipe entrou em falência e o F10 nunca saiu do papel. Após a saída da equipe brasileira, seguiu para a March, no qual desenvolveu o March GTP para o campeonato IMSA. Posteriormente desenvolveu o chassi March 86C da Formula indy. O chassi venceu as 500 milhas de 1986 com Bobby Rahal no volante e da mesma forma, em 1987 com Al Unser SR.. Em 1988 Newey foi para a equipe de Fórmula 1 da March, na qual desenvolveu o March 881, e desde então foi campeão pelas equipes Williams, McLaren e Red Bull Racing.
contrato com a Aston Martin
Em meio a crise política interna da Red Bull causada pelas acusações de assédio contra Christian Horner, Newey anunciou sua saída da equipe em Maio. Entretanto, devido as clásulas de contrato, o engenheiro só poderia revelar seu novo destino em setembro e seu vínculo com a equipe segue até Fevereiro. Seu destino, portanto, virou tópico de discussão, havendo rumores de transferência para a Ferrari, McLaren, Aston Martin ou até de que o engenheiro se aposentaria. No entanto, o engenheiro negou que se aposentaria, enquanto a Scuderia italiana e a equipe laranja desistiram das negociações, sobrando apenas a equipe de Lawrence Stroll. O engenheiro assinou um contrato no sábado (07/09) como acionista e Parceiro Técnico de Gestão da equipe. Na terça-feira (10/09), a Aston Martin revelou via transmissão ao vivo que Newey se juntaria à equipe em 1º de março de 2025.
ANC Esportes, a casa do esporte cearense