A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Adutoras no Ceará serão construídas com recurso federal

0403cd0310Os gestores de Recursos Hídricos do Ceará enviam a Brasília, na próxima semana, plano de trabalho com nova lista de adutoras emergenciais a serem montadas para socorrer cidades em risco de colapso por falta d’água. As obras serão custeadas com R$ 48 milhões liberados pela presidente Dilma Rousseff (PT) na última quarta-feira, 2. Precipitações dos próximos dias podem alterar a lista de cidades atendidas.

Antes de definir quais municípios receberão ajuda, o grupo técnico do Estado não descarta a possibilidade de chuvas e recarga de açudes em locais afetados pela seca. Simulações de usos da água e as cidades em risco podem mudar a qualquer momento até a conclusão do plano, enfatiza o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Um exemplo foi o sangramento do açude Trici, em Tauá. No fim de janeiro, o aporte trouxe alívio ao abastecimento da cidade.

As adutoras serão a prioridade na destinação do recurso liberado por Dilma, anunciou o governador Camilo Santana (PT), na manhã de ontem. A perfuração de poços seguirá com recursos próprios do Estado. Com o encerramento de leilão, 19 novas perfuratrizes devem se somar às 11 máquinas já em funcionamento no Ceará. No entanto, o governador reconhece que as ações e os R$ 48 milhões são insuficientes para contornar a crise hídrica do Ceará.

A chegada das águas do rio São Francisco é o passo mais importante, reafirmou ontem Camilo. Com as obras do Governo Federal, a promessa é de garantia hídrica para Cariri, Sertão Central, Região Jaguaribana e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “A previsão é que chegue água no Ceará em julho ou agosto”, ressaltou.

Funceme

As informações foram dadas na inauguração de duas salas na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Uma parede com 12 telas de vídeo (video wall) é o destaque da Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima, permitindo a análise simultânea de imagens de satélites e aplicativos do órgão. Na sala de treinamento, a intenção é capacitar também servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Saiba mais

Chuvas

Apenas 12 cidades cearenses tiveram registro de chuvas no mês de março até ontem. As precipitações não somaram mais do que 14 milímetros. Houve chuva nos seguintes municípios: Uruoca, Barroquinha, Granja, Cariús, São Gonçalo do Amarante, Acaraú, Paraipaba, Itaiçaba, Icapuí, Itaitinga, Aquiraz e Caucaia.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir