A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Apesar da jornada de trabalho reduzida, senadores terão aumento de salário

Após aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e aprovação por unanimidade, a carga horária dos senadores será diminuída e a jornada de trabalho terá apenas três dias úteis. A proposta foi votada após os parlamentares terem emendado o feriado de Carnaval.

Na ocasião, também foi definido que as atividades presenciais serão realizadas apenas durante três semanas do mês, sendo a última voltada apenas para trabalhos remotos. Dessa forma, os projetos só serão votados às terças, quartas e quintas-feiras, já as sessões não deliberativas ocorrerão às segundas e sextas-feiras. Ou seja, esses dias não serão considerados falta.

Apesar da jornada de trabalho reduzida, senadores terão aumento de salário
Foto: Reprodução

Apesar da redução da jornada de trabalho, o salário dos senadores será aumentado. Atualmente, os membros da Casa recebem R$ 39,2 mil e o valor passará para R$ 41,6 mil em abril. O aumento foi aprovado em dezembro de 2022 e será gradativo até 2025.

Já sendo um hábito no Congresso, a semana reduzida tem como intuito permitir que senadores e deputados retornem para seus Estados de origem. Apesar do recurso de reuniões remotas, como foi adotado na pandemia, a proposta de redução dos dias trabalhados permaneceu.

Através de nota, o Senado informou que a decisão teve como objetivo revogar decisões da Mesa Diretora da Casa para o período da pandemia. O texto afirmou também que não haverá votações às segundas e sextas-feiras e na última semana do mês serão tratadas apenas matérias “tranquilas” para evitar pautas polêmicas que exijam quórum qualificado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir