A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Número de brasileiros com hipertensão atinge recorde em 2023

De acordo com um levantamento recente, quase 28% da população sofre de hipertensão, marcando um recorde histórico. O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia com base em dados do Ministério da Saúde, revela o maior percentual de pessoas com pressão alta desde o início da série histórica, em 2006.

Número de brasileiros com hipertensão atinge recorde em 2023
Foto: Reprodução

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Para ilustrar, imagine que suas artérias são como canos de água e o sangue é a água que flui por eles. A pressão arterial é a força que a água exerce contra as paredes dos canos. Quando a pressão está normal, o sangue flui suavemente sem causar danos. No entanto, quando a pressão está alta, o sangue flui com muita força, pressionando as paredes dos canos, o que pode levar a danos significativos.

Muitas vezes, os hipertensos podem não apresentar sintomas graves, podendo sentir apenas uma dor de cabeça ou uma tontura. Por isso, a importância de medir a pressão arterial regularmente. Desse modo, manter o controle da pressão é fundamental para prevenir complicações mais sérias e garantir uma vida saudável.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir