A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após constatarem boato, autoridades trabalham para identificar responsáveis por divulgar falsa ordem de organização criminosa que fez comerciantes fecharem as portas

Na tarde desta terça-feira (09/11), uma suposta ordem de um grupo criminoso fez com que comerciantes de Chorozinho, a 70km de Fortaleza, fechassem as portas de seus estabelecimentos. As mensagens que circulavam em grupos de WhatsApp davam conta da ordem do grupo criminoso, que resolveu tomar a atitude em represália à morte de um seus integrantes. 

Na medida em que as mensagens foram sendo compartilhadas pelos moradores do município e da região, foi possível constatar que estabelecimentos como farmácias, supermercados e padarias acataram a suposta ordem. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS) informou que foram enviados 18 carros para reforçar o policiamento no município. Dentres estes reforços, profissionais do CPRaio, CPChoque e BPesp.

MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Chorozinho, manifestou apoio irrestrito às Polícias Civil e Militar ante a situação instalada. O MP ressaltou, ainda, que está recebendo denúncias referentes às ameaças. O órgão ministerial garante sigilo absoluto do denunciante. 

Desmentiu?

Nesta quarta-feira (10/11), após as realizações das investigações, as Polícias Civil e Militar descartaram que a situação que causou caos em Chorozinho fosse verídica. No entanto, o caso deve ganhar uma nova repercussão, visto que as autoridades irão investigar os responsáveis por criar o conteúdo da mensagem, bem como a divulgação em aplicativos de mensagens. “A informação se trata de um boato, de uma fake news. A Polícia Militar, através de seu serviço de inteligência, juntamente com a Polícia Civil,  já começou a investigar para poder resonsabilizar o responsável por criar este boato”. 

Apesar de constatar que o fato era inverídico, as autoridades reforçaram que as denúncias anônimas são de relevante importância em casos deste tipo.

Contatos para denúncias: 

Promotoria de Justiça de Chorozinho: (85) 98563-3443 (WhatsApp) 

Disque-Denúncia: 190 

Delegacia de Polícia Civil de Chorozinho: (85) 3319-1237 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir