A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após quase cinco anos, professores ainda aguardam convocação de concurso público

Aprovados no concurso público da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) de 2018, um grupo de mais de 600 professores ainda aguarda a convocação. Na época, o certame ficou paralisado por dois anos em decorrência da pandemia com base em uma lei que suspendeu a convocação do concurso. No entanto, o exame vale até setembro deste ano e as convocações ainda não foram realizadas, segundo os candidatos.

De acordo com Henrique Lima, um dos membros da comissão dos professores aprovados no cadastro de reserva, atualmente são 612 professores aguardando a convocação após quase cinco anos. O movimento, inclusive, tem contado com o apoio de alguns parlamentares e do Sindicato APEOC com o objetivo de conseguirem um retorno por parte do Governo do Estado.

“É uma luta que é desgastante, lutar cinco anos pela valorização do professor, para ser convocado, para você fazer parte de algo que você foi aprovado e merece estar ali dentro como efetivo, como servidor público. Além desse desgaste do tempo, nós temos uma outra questão que é a data de validade do nosso concurso. Está sendo uma corrida contra o tempo e é por isso que estamos buscando o apoio de alguns deputados que já nos apoiam, que já colocam sua voz na plenária favorecendo e lembrando da importância dos professores no Ceará, mas também buscamos apoio na sociedade civil”, explicou o membro da comissão.

Após quase cinco anos, professores ainda aguardam convocação de concurso público
Foto: Thais Mesquita

Atualmente, o Ceará tem sido referência no cenário nacional quando o assunto é Educação e já neste ano foi anunciado o plano de ampliação das escolas em tempo integral. Esse, inclusive, foi um tema que o representante do grupo ressaltou afirmando que esse é um fator extra para que a convocação dos aprovados seja feita de forma imediata.

“Hoje o Estado do Ceará está com um projeto de ampliação das escolas de tempo integral. Se você está ampliando as escolas, aumentando a quantidade de carga horária, necessariamente você precisa de mais professores e nada melhor do que colocar professores efetivos nessas vagas. O orçamento já foi disponibilizado pelo Governo Lula quando esteve aqui para o Governo investir como quiser e esse dinheiro pode ser investido na convocação desses professores. O Estado só vai para frente se investir em Educação e nela completa, não só na questão estrutural, mas também nas pessoas que fazem essa Educação acontecer”, concluiu.

A Rede ANC entrou em contato com a Seduc, que se pronunciou através de nota. No texto, a pasta informou que todos os aprovados no último concurso foram convocados, chegando ao número de 3.300 profissionais. A Secretaria afirmou ainda estar aberta ao diálogo com a categoria para mais esclarecimentos.

“O Governo do Ceará convocou todos os aprovados no último concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para as 2.500 vagas ofertadas para provimento imediato, de acordo com as orientações do edital que regulamentou o certame, e, em 2023, tomaram posse 800 profissionais convocados do cadastro de reserva. Com isso, a convocação do último concurso chegou a 3.300 profissionais. A Seduc destaca que trabalha sempre aberta ao diálogo com o sindicato da categoria”, diz a nota na íntegra.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir