Localizado a 330km de Fortaleza, o município de Ararendá ficou na primeira colocação do Ioeb, que é o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Com uma nota de 7.3, a cidade do interior cearense recebeu destaque nacional.
No contexto geral, o Ceará possui 31 das 50 primeiras cidades que foram destaque nos dados do Ioeb em 2023. Os três primeiros municípios estão situados no Estado. Além de Ararendá, fecham o Top 3 as cidades de Cruz (7,0), localizada na Região Norte; e o município de Milhã (6,7), situado no Sertão Central.
É válido ressaltar que Ararendá está situada nos Sertões de Crateús, região que também emplacou outro município como destaque. De acordo com o ranking do Ioeb, o município de Ipaporanga ficou na 7ª posição geral.
Resultado em Ararendá
Segundo a secretária de Educação Estadual, Eliana Estrela, o resultado é fruto do investimento em uma das áreas de suma importância para o desenvolvimento do Ceará. A titular da pasta ressaltou a elaboração de políticas públicas que garantem condições favoráveis para os estudantes da rede cearense.
“Este resultado demonstra o compromisso do Governo do Ceará com a oferta de uma educação de qualidade para cada cearense. É o fruto de uma parceria contínua junto aos municípios para garantir melhores oportunidades de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes”, destacou.
O que é o Ioeb?
Conforme a apresentação dos dados que foram colhidos em 2023, o Ceará, ao lado do Estado de São Paulo, apresenta o melhor resultado do Brasil.
A título de contexto, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é elaborado pela Roda Educativa. A apuração analisa os resultados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
A nota é concedida após essa observação sobre a aprendizagem dos estudantes e as condições da política educacional para garantir a efetividade do ensino.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)