A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Artesãs realizam coleção de moda inspirada na Praia de Iracema

O Projeto Artesanato em Rede, fomenta o empreendedorismo feminino, reforçando a importância da atuação em rede como estratégia para fortalecer a autoestima e a força competitiva de artesãs no mercado criativo de Fortaleza. A partir de um ciclo formativo potente envolvendo diversos níveis de capacitação, dezessete mulheres, foram encorajadas a desenvolver a coleção de moda e acessórios “Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência”, utilizando técnicas em macramê, crochê e fuxico.

Foto: Divulgação

A coleção “Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência” retrata a relação de pertencimento de onze mulheres com o bairro que habitam . “Não é apenas uma coleção de moda e acessórios, mas um registro poético sobre a diversidade cultural da Praia de Iracema. Cada peça carrega consigo a memória afetiva das artesãs , seus costumes, sua ancestralidade.” explica Vivi Façanha, coordenadora do projeto Artesanato em Rede, a a coleção conta com diversos artigos de moda e acessórios feitos à mão e que expressam a identidade de um território pulsante

As tramas foram unidas manualmente para confeccionar camisetas, saias, bermudas, quimonos, brincos, bolsas, cintos e outros acessórios de moda. Vale destacar a “Camiseta Pescadores de Iracema”, feita pela artesã Jack Lima. Para produzir essa peça, Jack se inspirou nos povos do mar e decidiu fazer uma homenagem aos pescadores de sua família e da sua comunidade. Com design minimalista, a camiseta promete ser “um bem na terra, um bem no mar”, explica a artesã.

As peças estão disponíveis na Loja Colabora (@lojacolabora) e/ou podem ser encomendadas diretamente com as artesãs. O contato de cada uma delas está no catálogo on-line, dentro do link na bio do Instagram da Rede Cria (@redecria). A Rede Cria não comercializa e não recebe nenhum valor pela comercialização da produção artística das mulheres beneficiadas pelo projeto. O valor resultante da venda dos produtos é cem por cento destinado às artesãs.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

 

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir