Artistas, intelectuais e produtores culturais se reuniram com o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza nas Eleições 2024, Evandro 13, e lideranças políticas e culturais do Ceará, na noite desta segunda-feira (14.10), no Teatro da Praia, instalado na Avenida Monsenhor Tabosa, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).
Na ocasião, o ator e comediante Carri Costa, entregou a Carta Compromisso com a Cultura à Evandro Leitão, que ressaltou que a valorização da cultura é essencial para a democracia e que, na gestão dele, toda as expressões artísticas serão reconhecidas.
“Enquanto o adversário da população fortalezense não gosta de cultura, tem ódio à cultura, acabou com o Ministério da Cultura, eu vou valorizar todas as linguagens e expressões culturais dessa cidade. A cultura perpassa pelo patrimônio cultural material e imaterial, que não é enxergado pelos gestores públicos municipais”, disse Evandro em seu discurso, assegurando ainda aos artistas: “Nós iremos fazer uma forte intervenção aqui, com isenção fiscal, sim, para lojistas e empreendedores se estabelecerem no corredor da Monsenhor Tabosa, por exemplo. Nós temos que recuperar esse corredor aqui. Faz parte do patrimônio histórico da nossa cidade”, finalizou.
Ainda, diante da classe artística, Evandro 13 como vem sendo chamado no momento, garantiu: “Na nossa gestão, o orçamento da cultura será de 1% dos R$ 14 bilhões do orçamento total, ou seja, serão R$ 140 milhões para a cultura do município. Nós vamos levar, ainda, a arte para os bairros. Vamos criar a rota cultural de quinta a domingo, para que os fortalezenses possam conhecer o seu patrimônio histórico”, explicou o candidato.
A baixa execução dos recursos para a cultura chegou a ser uma das grandes demandas da classe artística nos últimos anos. O ator Carri Costa (58) ressaltou durante o encontro com Evandro Leitão, que os investimentos na cultura e a periodicidade na realização dos festivais de teatro precisam ser permanentes.
Carri que vive do teatro há 41 anos, ainda destacou: “A gente precisa que esse recurso volte e que se estabeleça como uma política pública de cultura permanente, que não sejam só esporadicamente que aconteçam essas políticas, como os editais de incentivos às artes municipais, mas que volte o festival de teatro da prefeitura a ser constante, sem interrupções, que aqui e acolá aconteça. Eu acho que, agora, a gente vai dar uma guinada muito importante para a cultura com a gestão do Evandro”, lembrou.
Além do candidato, que firmou compromisso para o orçamento da cultura no município e para a descentralização de investimentos, participaram do movimento, a secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, ambos do PT.
“Artistas com Evandro pela Democracia” é o tema dado ao encontro e a Carta de Compromisso com a Cultura de Fortaleza entregue à Evandro 13, que tem como vice-candidata, a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD). A parlamentar não pôde marcar presença no evento, por estar de licença maternidade.
A intenção do movimento da cultura foi chamar atenção dos referidos candidatos, para não esquecerem se eleitos forem, de inseri-los no Plano de Governo, ações que conversam com as mais variadas linguagens e expressões artísticas. Os adidos culturais de plantão esperam de Evandro e Gabriella, olhares aguçados para a cultura na Capital cearense.
- Disponível para leitura: