PUBLICIDADE

As metas do futebol cearense para 2024

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Prestes a começar a temporada 2024, os clubes cearenses já se planejam e traçam metas para 2024, sem perder de vista o mercado da bola, que nestes últimos dias do ano está bastante intenso, e a partir do dia 11 de janeiro os clubes já poderão registrar seus novos reforços.

Os primeiros reforços já foram anunciados por Ceará e Fortaleza que se apresentam oficialmente nos próximos dias 2 e 10 de janeiro. O Ferroviário já iniciou a pré-temporada visado ao confronto contra o Asa de Arapiraca, no próximo dia 6 ou 7 de janeiro pela fase classificatória da Copa do Nordeste. O Iguatu também está focado nesta competição e tem uma parada, em tese, mais difícil: o Azulão do Centro Sul enfrenta o CSA no Rei Pelé.

E falando de metas a meta inicial de Ferroviário e Iguatu é passar de fase da eliminatória da Copa do Nordeste. Segundo o presidente do Ferroviário Aderson Maia Júnior, a meta do Peixe no Nordestão é muito mais ousada, quer chegar à fase de grupos e repetir a campanha de 2023, quando chegou às quartas de final.

Já Ceará e Fortaleza podem ser considerados favoritos nesta competição. O Ceará vai defender o título e buscar o tetracampeonato. O Fortaleza é, talvez, o maior favorito pelo retrospecto nos últimos anos e por manter a base do elenco. Mas Bahia, Vitória e Sport também estão no rol de favoritos ao título. Já na fase de grupos haverá clássicos regionais como Ceará x Fortaleza e Bahia x Vitória. Haverá também Sport x Naútico. Apesar do peso da camisa, o Timbú não é dos mais favoritos ao título, mas se chegar às quartas de final vai impor respeito.

Na Copa do Nordeste as metas de Ceará e Fortaleza são as mesmas: chegar às semifinais. A fase de grupos da competição começa dia 7 de fevereiro, com previsão de término dia 27 de março. As fases de mata-mata (quartas, semi e final) acontecem entre 10 de abril e 9 de junho.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Campeonato Cearense

Divulgação / FCF

No nosso “manjadinho” tradicional, o Campeonato Cearense, é difícil imaginar, a preço de hoje, que uma equipe intermediária vá aprontar para cima dos grandes: Ceará e Fortaleza, embora as equipes do interior, Ferroviário e Floresta já iniciaram a pré-temporada para o ano que vem.

As metas de Ceará e Fortaleza são chegar à final, mas para 2024, o Ferroviário tem uma meta bem mais ousada. O Tubarão quer chegar à final, feito que não consegue desde 2017.

A missão dos participantes é barrar a sequência vitoriosa do Fortaleza que busca o inédito hexacampeonato. E o Leão certamente vai querer este título para iniciar a temporada com a moral lá em cima.

Foto: Matheus Lotif / FortalezaEC

Competições nacionais

A Série A do Brasileiro certamente é o principal objetivo do Fortaleza. Os dirigentes do Fortaleza avaliam que as seis participações consecutivas do Lion na competição trouxe mais experiência e critério na formação do elenco e na definição de investimentos e prioridades para o clube.

Esta competição é a principal meta tricolor no ano, talvez ainda não para brigar pelo título, mas principalmente para continuar brigando por figurar entre os brasileiros que sempre participa de competições internacionais.

Já o Ceará, tem como principal objetivo o acesso. Caso não venha nem o título cearense, nem o tetra da Copa do Nordeste, o retorno à Série A vai ser bastante comemorado, mas ainda há um longo caminho até lá, começando pela formação do elenco.

Copa do Brasil

A competição milionário do meio da temporada. Prevista para começar dia 21 de fevereiro com final prevista para 10 de novembro.

Além de Ceará e Fortaleza, Ferroviário e Iguatu também estão na disputa desta competição. Ainda não foram definidos os adversários.

Fortaleza, Ferroviário e Iguatu entram na primeira fase. O Iguatu deve fazer a estreia em casa e deve enfrentar um adversário, possivelmente, de Série A ou B. Já o Ferroviário pode enfrentar um adversário de Série C, D ou mesmo uma equipe que não esteja envolvida em competições nacionais.

O Ceará, por ser o atual campeão da Copa do Nordeste entra na terceira fase, quando serão disputados dois jogos e com sorteio dos mandos de campo.

O Ferroviário quer avançar para a segunda fase da competição. Ceará e Fortaleza tem uma meta de ir até as quartas de final.

Fortaleza na Sul-Americana

Atual vice-campeão da competição, o Fortaleza provou que pode chegar mais longe. Entretanto, a diretoria tricolor definiu como meta para 2024 chegar às quartas de final da competição, o que já seria outro grande feito.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir