A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Balanço de reclamações em 2023 é divulgado pelo Decon

Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15/03), Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF) de 2023 foi divulgado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Elaborado pelo Decon, o documento apresenta dados sobre a quantidade de reclamações feitas por consumidores em Fortaleza, além do índice de resolutividade dessas reclamações. O levantamento também mostra as empresas e assuntos mais reclamados em oito setores de venda de produtos ou prestação de serviços.

No ano passado, o Decon Fortaleza registrou um total de 5.037 reclamações, das quais 58,95% foram atendidas pelas empresas e 41,05% não foram atendidas. As reclamações foram distribuídas entre diversos setores, sendo o setor de serviços financeiros o mais reclamado, seguido por produtos, demais serviços, telecomunicações, transporte e turismo/viagem, saúde, educação e serviços essenciais.

Balanço de reclamações em 2023 é divulgado pelo Decon Fortaleza
Foto: Reprodução

Entre os problemas mais recorrentes estão produtos danificados ou que não funcionam, cobrança indevida ou abusiva, oferta não cumprida ou serviço não fornecido e dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos ou reembolso. O cadastro também inclui a não entrega ou demora na entrega do produto.

O CRF lista as 30 empresas mais reclamadas no Decon Fortaleza, com destaque para a Enel, Bradesco, 123Milhas, Claro e Latam. Além disso, apresenta as empresas com maior resolutividade, como Mob Telecom, Tim, CVC Brasil, Claro e Shopee. Para fazer uma reclamação ao Decon, os consumidores podem entrar em contato pelo WhatsApp (85) 98685-6748.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir