A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Bicentenário da Confederação do Equador é celebrado no Crato

Neste ano, a Confederação do Equador chega a seu bicentenário e para comemorar a data uma audiência pública será feita no Crato, com realização da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O evento acontecerá no dia 28 de junho, no Centro Cultura do Crato – Sérvulo Esmeraldo, a partir das 9h.

Na ocasião, será lançado o projeto “Caminhos de Bárbara”, que se trata de uma rota turística no Cariri, envolvendo quatro municípios significativos na história de Bárbara de Alencar. São eles: Crato e Campos Sales, no Ceará; Fronteiras, no Piauí; e Exu, em Pernambuco. A iniciativa é do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).

Bicentenário da Confederação do Equador é celebrado no Crato
Foto: Secult

Confederação do Equador e Bárbara de Alencar

O movimento aconteceu no ano de 1824, com início em Pernambuco e expansão para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo era se desvincular do governo de Dom Pedro I e implantar o regime republicano.

Nesse contexto, Bárbara de Alencar foi atuante na defesa das ideias republicanas que surgiram no século XIX. Nascida em Pernambuco, mas com fortes ligações com o Ceará, a fazendeira é mãe de José Martiniano, que liderou a Revolução de 1817, e também de Tristão Gonçalves, que comandou a Confederação do Equador. Não bastasse isso, Bárbara também é avó do escritor José de Alencar, além de ser parente do ex-governador Miguel Arraes.

Serviço
Audiência Pública em comemoração aos 200 Anos da Confederação do Equador
Data/hora: 28 de junho de 2024, às 9h
Local: Centro Cultura do Crato Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato-CE
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir