A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Bom desempenho faz escolas de Fortaleza serem premiadas no Spaece 2023

Professores e gestores escolares de seis instituições educacionais de Fortaleza receberam na última quarta-feira (26), o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2024, condecoração dada as as 265 escolas que mais se destacaram no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) durante o ano de 2023.

O Spaece avalia as capacidades e as habilidades dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio nas matérias de língua portuguesa e matemática. A avaliação da alfabetização Spaece-Alfa consiste para alunos do 2ª ano, enquanto a provas do ensino fundamental para os estudantes do 5ª e 9ª ano, e a avaliação no ensino médio para os alunos do 3ª ano.

Durante a cerimônia, escolas do 2ª ano que tiveram, pelo menos, 85% dos seus alunos alfabetizados no nível adequado, foram premiadas. Além disso, também foram contempladas instituições que conseguiram proficiência, no mínimo, de 190 pontos, de acordo com a classificação do Spaece-Alfa 2023, fora as escolas de 5ª e 9ª ano que chegaram a habilidades necessárias para em português, em matemática e em português e matemática simultaneamente.

As escolas que ficaram no pódio foram as instituições Escola Municipal Professora Maria Gondim dos Santos, do bairro Papicu no 1ª lugar geral em Fortaleza, a Escola Municipal Joaquim Alves, do bairro Siqueira no 2ª lugar e a Escola Municipal Parque São Miguel, no bairro Lagoa Redonda no 3ª lugar.

Diretora da Escola Municipal Professora Maria Gondim dos Santos, Anália Viana, disse que vencer essa premiação é resultado das ações e metodologias usadas todos os duas na instituição. “São essas ações, que são monitoradas e acompanhadas, que nos fazem elevar o índice em nossa escola e na rede. Então, os programas de fortalecimento de aprendizagem, os projetos desenvolvidos na escola, a capacitação de professores contribuíram para que o objetivo fosse alcançado”, comentou a diretora.

Durante a premiação, Jefferson Maia, titular da pasta da educação em Fortaleza, agradeceu aos professores e gestores das escolas municipais pelo bom trabalho e por ajudarem a fazerem a educação estadual como umas das melhores do cenário estadual. “Nós temos muito a comemorar, mas depois de um período tão complicado como a pandemia chegar em 2023 com 93,9% das crianças alfabetizadas na idade certa é digno de aplausos. Ser reconhecido no Brasil pelo Ministério da Educação como a melhor alfabetização do País é um marco para a nossa cidade e essa conquista é de todos”, disse Maia.

Também presente no evento, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), salientou que a premiação é uma maneira de reconhecer o trabalho que os profissionais da educação fazem com os alunos e por conseguir números significativos para a Educação em Fortaleza. “É um time que joga junto, que pensa junto e tem o mesmo propósito e por isso estamos aqui para parabenizar esse time que dia a dia trabalha para que cada vez mais tenhamos uma educação de qualidade”, pontuou o gestor municipal.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir