Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o acesso à telefonia móvel está presente na vida de 90% dos brasileiros. O índice se deve à ampliação da internet banda larga de qualidade, fator que tem promovido a inclusão digital de milhões de pessoas em diferentes pontos do país.
Segundo o Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações, o objetivo do Ministério das Comunicações é levar conectividade a quem ainda não tem acesso. Ele enfatiza que, embora os avanços sejam motivo de celebração, ainda há muito trabalho pela frente. “É algo que a gente tem que comemorar, mas sabendo também que temos um grande desafio para frente. Esses 7% aí dos domicílios, das pessoas também, são um trabalho nosso do dia a dia”, disse.
O levantamento aponta, ainda, que a maioria dos usuários de telefonia móvel está concentrada nas capitais e regiões metropolitanas. Outro dado mostra que mais de 4.300 municípios brasileiros já contam com infraestrutura de fibra óptica, o que contribui para um melhor desempenho.
Além disso, a tecnologia 5G já chegou a 1.300 municípios, como parte das metas estabelecidas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O plano prevê a instalação do 5G nos 5.570 municípios brasileiros, além da expansão do 4G para mais de 6.800 distritos, vilas e áreas rurais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.