PUBLICIDADE

Caucaia completa três anos de transporte público gratuito para população

 

Sendo a segunda maior cidade do Ceará, Caucaia completa neste mês de setembro o terceiro ano do programa de tarifa zero no transporte público, conhecido como “Bora de Graça”. Implantada em 2021, a iniciativa deixou o transporte público mais acessível na na cidade, que tem uma área de 1.227,9 km².

Desde o lançamento do “Bora de Graça”, a população tem usufruído de benefícios econômicos e sociais significativos. Com a gratuidade das passagens, os cidadãos passaram a ter maior acesso a serviços essenciais, cultura, lazer, além de facilitar a busca por oportunidades de emprego sem que os custos de deslocamento se tornem uma barreira. O programa também contribuiu para a redução de veículos nas ruas, aliviando o trânsito e diminuindo a emissão de gases poluentes, o que reflete positivamente no meio ambiente.

Para reforçar o impacto e a continuidade do programa, a Prefeitura de Caucaia está promovendo a retirada definitiva das catracas nos 70 ônibus que compõem a frota municipal. Embora o pagamento da tarifa já tenha sido eliminado, as catracas ainda representavam um símbolo da cobrança, além de causarem desconforto para grávidas, pessoas obesas e indivíduos com deficiência física.

A remoção das catracas tem como objetivo facilitar o acesso e promover a igualdade, em um sistema de transporte público que realiza aproximadamente dois milhões de viagens mensais. Com essa mudança, o município reafirma seu compromisso com um serviço acessível e inclusivo.

No dia 12 de setembro, além da remoção das catracas, será inaugurado um memorial em homenagem ao fim dessa era. O artista Narcélio Grud transformará as antigas catracas em esculturas, que serão instaladas na praça do Anfiteatro. As obras servirão como um símbolo do avanço social conquistado pela cidade, além de proporcionar uma interação artística com a população.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir