Com o objetivo de garantir a segurança durante o segundo turno das eleições municipais em Fortaleza e Caucaia, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou a mobilização de 11.076 profissionais. A operação contará com o aumento das delegacias em regime de plantão e uma integração entre as forças estaduais, federais e municipais. Sob a coordenação da SSPDS e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e outras instituições, a Operação Eleição entra em sua segunda fase.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) estará presente com um efetivo de 9.574 policiais, intensificando o patrulhamento em Fortaleza e Caucaia. Além da fiscalização contra crimes eleitorais, a PMCE atuará no combate à poluição sonora e na prevenção de acidentes de trânsito, por meio de unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 523 policiais civis e o funcionamento de 28 delegacias, nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Fortaleza e Caucaia. Para a ocasião, 15 delegacias extraordinárias estarão em funcionamento nos dois dias da operação, além das que já operam em regime de plantão.
O horário de atendimento das delegacias extras será das 8h às 20h, nos dois dias. Dentre as delegacias de plantão em Fortaleza, destacam-se: 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º. Em Caucaia, estarão abertas as delegacias Metropolitana de Caucaia, além do 8º, 22º, 23º e 31º Distrito Policial.
Além dessas, delegacias especializadas como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), e a Delegacia de Capturas (Decap) também estarão disponíveis para atender às demandas eleitorais.
Órgãos de Segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) somam ao esforço da operação com 295 e 79 profissionais, respectivamente. Todas as ações são coordenadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, que opera juntamente com outros departamentos como a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). No total, 605 profissionais estarão envolvidos nos dois dias da operação.
Monitoramento em Tempo Real
No dia do pleito, será ativado novamente o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), responsável pelo monitoramento em tempo real das ocorrências durante a votação. O GGEC é dividido entre o Grupo de Coordenação Operacional, que reúne coordenadores de todas as forças de segurança envolvidas, e o Gabinete de Gestão Estratégica, que inclui os principais gestores das Forças de Segurança.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.