PUBLICIDADE

Ceará conta com reforço na segurança para o 2º turno

Com o objetivo de garantir a segurança durante o segundo turno das eleições municipais em Fortaleza e Caucaia, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou a mobilização de 11.076 profissionais. A operação contará com o aumento das delegacias em regime de plantão e uma integração entre as forças estaduais, federais e municipais. Sob a coordenação da SSPDS e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e outras instituições, a Operação Eleição entra em sua segunda fase.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) estará presente com um efetivo de 9.574 policiais, intensificando o patrulhamento em Fortaleza e Caucaia. Além da fiscalização contra crimes eleitorais, a PMCE atuará no combate à poluição sonora e na prevenção de acidentes de trânsito, por meio de unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 523 policiais civis e o funcionamento de 28 delegacias, nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Fortaleza e Caucaia. Para a ocasião, 15 delegacias extraordinárias estarão em funcionamento nos dois dias da operação, além das que já operam em regime de plantão.

Ceará conta com reforço na segurança para o 2º turno em Fortaleza e Caucaia
Foto: Paulo Cavalcanti / Ascom SSPDS

O horário de atendimento das delegacias extras será das 8h às 20h, nos dois dias. Dentre as delegacias de plantão em Fortaleza, destacam-se: 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º. Em Caucaia, estarão abertas as delegacias Metropolitana de Caucaia, além do 8º, 22º, 23º e 31º Distrito Policial.

Além dessas, delegacias especializadas como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), e a Delegacia de Capturas (Decap) também estarão disponíveis para atender às demandas eleitorais.

Órgãos de Segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) somam ao esforço da operação com 295 e 79 profissionais, respectivamente. Todas as ações são coordenadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, que opera juntamente com outros departamentos como a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). No total, 605 profissionais estarão envolvidos nos dois dias da operação.

Monitoramento em Tempo Real

No dia do pleito, será ativado novamente o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), responsável pelo monitoramento em tempo real das ocorrências durante a votação. O GGEC é dividido entre o Grupo de Coordenação Operacional, que reúne coordenadores de todas as forças de segurança envolvidas, e o Gabinete de Gestão Estratégica, que inclui os principais gestores das Forças de Segurança.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir