PUBLICIDADE

Ceará deve registrar chuvas e temperaturas elevadas neste fim de semana

O Ceará deve registrar chuvas expressivas em diversos municípios neste fim de semana. Segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), para os próximos dias haverá aumento de nebulosidade, aumento da umidade e temperaturas elevadas. As regiões do Cariri, Sul do Sertão Central e Inhamuns devem registrar chuvas isoladas desde a noite desta sexta-feira (10) até a madrugada de sábado (11), com chuvas mais expressivas nesse horário, que podem vir acompanhadas de trovoadas isoladas e de rajadas de vento.

No Centro-norte do Ceará também são esperadas chuvas isoladas, passageiras e com intensidade variando de fraca a moderada. As maiores intensidades devem ser registradas principalmente em pontos do Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns no período da tarde. Durante as madrugadas e início das manhãs, há possibilidade de chuvas isoladas, de intensidade fraca a moderada,  no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, norte da Jaguaribana e Maciço de Baturité.

Inmet emite aviso de perigo para chuvas intensas no Ceará
Foto: Reprodução

As temperaturas máximas podem atingir cerca de 39°C em alguns municípios do Cariri, do Sertão Central e Inhamuns, da Jaguaribana e do Litoral Norte. Nas demais regiões, as máximas variam entre 32°C e 37°C, enquanto as mínimas podem chegar a aproximadamente 20°C em áreas serranas. Quanto aos ventos, As velocidades máximas devem oscilar entre 30 km/h e 45 km/h, especialmente na faixa litorânea e em áreas de serra.

As chuvas nesse período são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre fevereiro e maio. A ZCIT é uma faixa semipermanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus (nuvens densas, altas e verticais).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir