A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará lança Plano Estadual de Políticas sobre Drogas

O Ceará vai lançar o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, destacando a iniciativa como uma prioridade com metas e áreas de atuação estabelecidas para os próximos três anos. O lançamento está marcado para esta terça-feira (25/06), a partir das 9h, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, como parte da 9ª Semana Estadual de Políticas sobre Drogas.

“Na 9º Semana de Políticas Sobre Drogas vamos realizar diversas ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de lançarmos o Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, que será imprescindível na atuação da gestão estadual para os próximos anos. O Plano pretende contribuir na condução e acompanhamento das ações da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, além de promover estratégias que contemplem as demandas da população mais vulnerável para que possamos seguir atendendo este segmento de modo a contemplar todas as suas necessidades”, destaca a secretária-Executiva de Políticas Sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

Ceará lança Plano Estadual de Políticas sobre Drogas
Foto: SPS

Atualmente, a Secretaria da Proteção Social (SPS), através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, desenvolve e coordena ações de prevenção, cuidado e reinserção social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A pasta também promove a articulação intersetorial, apoio e integração de ações na rede de atenção, assessorando gestores, capacitando profissionais, promovendo a participação social, e articulando estudos e pesquisas para fortalecer as políticas públicas.

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabiane do Amaral Gubert, participará da mesa de debate com o tema “Drogas e Sociedade – a ciência como aliada nas intervenções populacionais”. A docente enfatiza a importância de considerar o diagnóstico situacional e as necessidades da população ao elaborar um plano de enfrentamento ao álcool e drogas.

Onélia Santana, titular da SPS, destacou que o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas resulta de diversas reuniões entre profissionais da área, gestores e conferências, além de ouvir a população atendida. “No Plano Estadual vamos trabalhar com quatro eixos: Prevenção; Cuidado e Reinserção; Controle Social e Redução da Oferta; e Educação Permanente, Estudos e Pesquisas”, frisa Onélia Santana, que ainda destaca as ações de base territorial e comunitária previstas no plano: “Vamos priorizar populações específicas, LGBTQIA+ , população em situação de rua, povos tradicionais e população indígena, além de instituir um programa de cotas de vagas para pessoas egressas do cuidado na política sobre drogas, contribuindo para seu ingresso no mercado de trabalho e promoção de renda”, disse.

Semana de Políticas sobre Drogas

Durante a 9ª Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, além do lançamento do Plano, haverá diversas atividades. Na quarta-feira (26/06), das 12h às 17h, profissionais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS estarão no Shopping Benfica com um estande de atendimentos de saúde, oferecendo serviços como bioimpedância, aferição de pressão e óculos simuladores.

Ainda no dia 26 de julho, ocorrerá o evento Acolher, no bairro Sapiranga, e na quinta-feira (27), das 9h às 12h, será realizada a 2ª Feira de Arte na Rua, na Praça do Ferreira, com produtos comercializados por pessoas atendidas no Centro de Referência sobre Drogas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir