A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará pode ter dois deputados candidatos à presidência da Câmara

Apesar de objetivos distintos, os parlamentares acenam de forma positiva no caso de serem escolhidos para concorrerem à presidência da Câmara - (Foto: REDE ANC e Pedro França)
Apesar de objetivos distintos, os parlamentares acenam de forma positiva no caso de serem escolhidos para concorrerem à presidência da Câmara – (Foto: REDE ANC e Pedro França)

De acordo com fontes ligadas às Executivas Nacionais de MDB e União Brasil, há a possibilidade de dois deputados cearenses serem lançados como candidatos à presidência da Câmara Federal. Os parlamentares em questão se tratam de Eunício Oliveira e Danilo Forte, que possuem razões distintas para serem as opções de suas agremiações na corrida pela liderança na Casa. 

A prioridade de Arthur Lira, atual presidente da Casa, seria apoiar um dos deputados federais do Estado da Bahia e filiado ao União Brasil. Um dos nomes que ganha força nesse contexto é o do deputado federal Arthur Oliveira Maia. No entanto, conforme informações de fontes da Câmara à ANC, o apoio de Lira poderia vir para um representante cearense.

Caso as articulações não vinguem na Bahia, o plano alternativo do União Brasil seria emplacar a candidatura de Danilo Forte. Figura de destaque no parlamento, o deputado federal tem estado presente nos holofotes da política desde que assumiu a missão de ser o relator da Lei das Diretrizes Orçamentárias 2024.

Apesar de ser uma informação dos bastidores, a REDE ANC busca o contato com a direção do União Brasil para obter um posicionamento oficial do partido.

Concorrência na Câmara

Com a vasta experiência política regional e o destaque que obteve quando foi presidente do Senado, Eunício Oliveira também teve seu nome ventilado como um dos deputados que se colocaria à disposição do MDB para concorrer à presidência da Câmara Federal. 

Diferente de Danilo Forte, que poderia ser escolhido por interesse do próprio partido, Eunício Oliveira acenou de forma positiva à possível escolha. De acordo com informações de fontes próximas ao deputado federal, Eunício deseja retomar o protagonismo na política no âmbito nacional. 

Eunício Oliveira, no entanto, é taxativo: só entrará na disputa após perceber que possuirá o respaldo e o apoio necessários para assumir a missão. Apesar de qualquer decisão da base aliada de Lula na Câmara Federal, Eunício demonstra que é defensor de que esta ala política lance uma candidatura própria na corrida pela presidência da Casa. As eleições para este cargo serão realizadas em fevereiro de 2025.

Assim como realizado com o União Brasil e com o deputado Danilo Forte, a REDE ANC busca um posicionamento de Eunício Oliveira e MDB.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir