A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará por Elas fortalece rede de proteção às mulheres cearenses

O programa “Ceará por Elas”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria das Mulheres, continua expandindo sua rede de apoio e proteção às mulheres em todo o estado. Com a adesão de mais onze municípios nesta segunda-feira (06/05), o programa agora conta com 123 parceiros, demonstrando seu avanço na luta pela equidade de gênero.

Dividido em três eixos – Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora – o “Ceará por Elas” busca promover políticas públicas que fortaleçam a segurança e o protagonismo das mulheres, além de estimular o empreendedorismo feminino. Em contrapartida à participação dos municípios, o Estado oferece apoio através da entrega de viaturas da Patrulha Maria da Penha, kits Athena (equipamentos de informática e mobiliário) e capacitação para profissionais locais.

Ceará por Elas fortalece rede de proteção às mulheres cearenses
Infográfico: Yuri Leonardo

Jade Romero, vice-governadora e secretária das Mulheres, ressalta a importância do engajamento de toda a sociedade na promoção da igualdade. “É tão importante esse esforço, esse alinhamento, sobretudo das políticas, para que a gente possa promover a igualdade, chegar à equidade de gênero. Alguns estudos apontam que a gente vai demorar mais de 300 anos para alcançar essa equidade. Então, se não formos nós, quem será? Se não for agora, quando vai ser? Esse não é um desafio só das mulheres, mas de homens, de toda a sociedade”, afirma.

A adesão de municípios como Santana do Cariri e Ibiapina exemplifica o impacto do programa em regiões que enfrentam desafios específicos relacionados à violência de gênero. A implantação de equipamentos como a Sala Lilás e a Casa da Mulher Municipal demonstra o compromisso dessas localidades em oferecer atendimento especializado e apoio às mulheres vítimas de violência.

Ceará por Elas fortalece rede de proteção às mulheres cearenses
Foto: José Wagner / Vice-governadoria

Além disso, o programa “Ceará por Elas” estimula ações que promovem o empreendedorismo feminino. Entre as iniciativas, estão feiras direcionadas e parcerias com o Sebrae para facilitar o ingresso das mulheres no mercado formal.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir