PUBLICIDADE

Ceará registra primeiras sangrias de açudes com chuvas de janeiro

As primeiras sangrias de açude, sobretudo na Região Norte, advém das chuvas intensas registradas nesta semana no Ceará - (Foto: Reprodução/WhatsApp)
As primeiras sangrias de açudes, sobretudo na Região Norte, advém das chuvas intensas registradas nesta semana no Ceará – (Foto: Reprodução/WhatsApp)

As chuvas intensas dos últimos três dias na Região Norte do Ceará deram um aporte considerável de água a determinados reservatórios. Com isso, foram registradas as primeiras sangrias de açudes do Estado com as chuvas de janeiro. Um deles foi o Açude Forquilha, que leva o mesmo nome da cidade onde está situado. Neste município, as chuvas de terça para a quarta-feira desta semana chegaram a se aproximar dos 200 milímetros.

O açude volta sangrar menos de um ano depois de ter atingido sua capacidade máxima em 2024. No ano passado, o Forquilha sangrou no dia 28 de fevereiro. Considerado um reservatório de médio porte, o açude em questão faz parte da Bacia do Acaraú e possui a capacidade de armazenar 50,3 milhões de metros cúbicos de água.

Imagens enviadas à REDE ANC nesta quarta-feira também mostram que o Riacho Timbaúba, outro açude do município, recebeu um bom aporte com as últimas chuvas.

Fechando a primeira metade do mês de janeiro, as chuvas se intensificaram em boa parte do Ceará. Além da melhora na frequência, as precipitações tiveram maior intensidade. Um vídeo gravado por um morador do município de Forquilha, na Região Norte do Ceará, mostra fortes correnteza após a cheia que atingiu o Riacho Timbaúba.

De acordo com a Funceme, foram mais de 100 milímetros no município nas últimas 24 horas. “É muita água descendo da cachoeira da Timbaúba”, relata o morador. No decorrer desta quarta-feira (15/01), a temperatura no município deve ficar entre 25° e 29° graus, com possibilidade de chuva na madrugada desta quinta-feira (16/01).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir