A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cedro: Mesmo com chuva, situação ainda é de atenção

cedroA Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) registrou chuva em diversos municípios cearenses, ontem, sendo que a maior precipitação ocorreu em Ipu, com 70 milímetros. Em Cedro, localizado a cerca de 400 quilômetros de Fortaleza, diversas localidades foram banhadas pela chuva. Na comunidade de Caraíbas, distrito de São Miguel, os pluviômetros registraram 55 milímetros. A situação ainda é preocupante, não somente em Cedro, mas em diversos outros municípios, uma vez que mais de 80% dos açudes cearenses operam em situação crítica.

A previsão para hoje, segundo a Funceme, é que, ao longo do dia, o tempo apresente nebulosidade variável com possibilidade de chuva nas regiões Noroeste e Centro-Sul do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Sobre as chuvas em Cedro, o prefeito, Nilson Diniz, explica que os sertanejos buscam na fé a esperança de um período chuvoso que possa encher açudes e cisternas. “Tivemos a felicidade de implantar cisternas em todas as residências da zona rural e agora, recebemos informações que já temos cisternas cheias após as chuvas que banharam o nosso município”, disse Nilson Diniz.

Investimentos
O volume de investimentos realizados pelo Governo Municipal, em parceria com Governo Federal, Estadual e outras entidades que priorizam apoio ao combate a seca neste período tem sido crescente. Desde 2013 foram realizados investimentos que atendem as residências da zona rural, ao todo, as comunidades receberam 2.174 cisternas de polietileno e recentemente foi liberada a construção de 70 cisternas de placa.

O abastecimento de água foi ampliado e diversas famílias mudaram a rotina do dia-dia com a chegada de 23 projetos dos programas Água para todos e Projeto São José. A prefeitura também construiu 800 bebedouros, facilitando a procura de água para manter o rebanho de animais, além da construção de açudes nas comunidades de Serraria e Tiú.

O abastecimento de água potável foi reforçado com a perfuração de 25 poços profundos em comunidades rurais e urbanas, o trabalho é realizado em parceria com o Governo do Estado e com a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) que cedeu máquinas e operários para a ação, a Prefeitura garante a logística da equipe. Também foram instalados sete chafarizes nas comunidades de Varjota, Pereiro, Mosquito, Várzea da Conceição, Lagêdo, Castro e Recanto do Abel.
De acordo com o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, as famílias residentes na zona rural estão recebendo diversos benefícios e isso só é possível por conta das parcerias firmadas. “Hoje temos progresso nas comunidades, as parcerias são fundamentais pelo apoio que temos com o Governo do Estado, Ematerce e os deputados eleitos que estão nos ajudando nesse período de seca que assola nosso Nordeste, por isso, asseguramos água para nosso povo”, disse.

O.E.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir