PUBLICIDADE

Célio Studart faz alerta na OCDE sobre risco de extinção de jumentos no Brasil

No segundo dia da reunião da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o deputado federal Célio Studart (PSD-CE) trouxe à atenção internacional o desafio enfrentado pelo Brasil na preservação de espécies ameaçadas de extinção, destacando especialmente a situação crítica dos jumentos.

 REDE ANC.
Célio Studart

“Esses animais estão sendo mortos e têm sua pele removida e vendida”, afirmou o deputado nesta quinta-feira (4), durante sua participação na reunião realizada na sede da OCDE em Paris. Este é um tema que tem sido uma preocupação constante em suas ações no Congresso brasileiro.

Célio Studart foi o único representante brasileiro presente na reunião e foi convidado pela organização para ser debatedor no painel que discutiu a tripla crise planetária: mudança climática, perda de biodiversidade e poluição.

O parlamentar ressaltou que a população de jumentos no Brasil tem enfrentado declínios alarmantes devido a diversos fatores, incluindo o abate para atender à demanda do ejiao, uma substância medicinal tradicional chinesa feita a partir da gelatina de pele de jumento, sem comprovação científica.

Segundo a ONG Donkey Sanctuary, pelo menos 5,9 milhões de animais são abatidos globalmente a cada ano para suprir essa demanda. O Brasil figura entre os dez maiores exportadores de pele de jumento, ao lado de países africanos e das Américas. Célio é autor de um projeto de lei que visa proibir o abate de jumentos no Brasil.

Além de destacar os desafios ambientais, o deputado também enfatizou os avanços do Brasil na área, mencionando que o país sediará a COP 30, demonstrando sua disposição de liderança para lidar com a crise ambiental global em curso.

Acompanhe essa e outras informações nas plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir