PUBLICIDADE

Centro Cultural do Cariri recebe programação da Pré Bienal do Livro no Ceará

Com uma programação que antecede a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Pré-Bienal do Ceará promove ações em diversas cidades do Estado, levando literatura a escolas, bibliotecas comunitárias e espaços socioculturais. No Cariri, as atividades acontecem de 12 a 29 de março no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo,em Crato. 

A iniciativa destaca a contribuição das mulheres na literatura, promovendo diálogos sobre suas trajetórias e resistência no campo literário, as ações envolvem encontros, círculos de leitura e oficinas que estimulam a representatividade e a transformação social por meio da literatura.

O tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, na XV Bienal Internacional do Livro propõe, desde suas atividades prévias, uma reflexão sobre a presença e a resistência feminina na literatura. A programação no Cariri foi construída em articulação com bibliotecas públicas e comunitárias, escolas da rede pública e espaços socioculturais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu, acrescentando à proposta,  uma abordagem descentralizada e diversa.

Segundo Regivania Almeida, Gerente de Formação, Livro e Leitura, essa estratégia amplia o alcance da Pré-Bienal, possibilitando que crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham acesso às atividades e ao debate literário:

“As ações da Pré-Bienal, foram construídas em articulação com as Bibliotecas públicas e comunitárias, além de escolas da rede pública municipal e espaços de projetos socioculturais da região do Cariri, que de forma transversal trabalham para o fomento e a difusão do livro e da leitura. De forma estratégica, pensamos numa configuração espacial descentralizada, para que a Pré-Bienal tenha uma paisagem territorial ampla, alcançando assim, um público mais diversificado, contando com crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu.”

No dia 12 de março, às 9h, com o Círculo de Leitura – Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina, da escritora Elizandra Souza, mediado por Eduarda Teles. A atividade acontece em Barbalha, e é voltada para adolescentes e jovens a partir de 14 anos. No mesmo dia, às 14h, a Escola de Ensino Fundamental Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, recebe a oficina Histórias de Mulheres Inspiradoras. 

No dia 14 de março, das 14h às 17h, o Centro Cultural do Cariri recebe a roda de conversa “Não há amor onde há dominação” A atividade acontece na Sala de Formação 2, no Piso 0, sendo direcionada para adolescentes e jovens a partir de 14 anos

No dia 20 de março, a Biblioteca Municipal do Crato recebe, às 14h, uma edição da oficina Histórias de Mulheres Inspiradoras, com mediação de Natalia Alves. Já no dia 22 de março, às 16h, a Biblioteca Baobá promove o Círculo de Leitura – Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina, novamente mediado por Eduarda Teles. A atividade se repete no dia 26 de março, às 14h, na Biblioteca Municipal do Crato.

No dia 29 de março, para encerrar a programação acontece às 16h, a Biblioteca Comunitária Casarão, em Caririaçu, recebe o encontro Rotas Literárias – Encontro entre Círculos e Clubes de Leituras, com a obra Os Malaquias, de Andréa del Fuego, mediado por George Belisário. A atividade é destinada a jovens e adultos a partir de 14 anos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir