A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cidades cearenses possuem contrato irregular em projeto de saneamento básico

Em todo o território nacional cerca de 30 milhões de pessoas vivem em cidades que não possuem contratos de saneamento básico regularizado. O mesmo acontece em dois municípios cearenses: Catunda e Cariús.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, as irregularidades foram identificadas em projetos que visam levar o saneamento básico para os moradores locais. Os dados levantados apontam que apenas 50% da população é beneficiada com o serviço.

Cidades cearenses possuem contrato irregular em projeto de saneamento básico
Foto: Reprodução/Diário do Nordeste

O levantamento foi feito dois anos após a regulamentação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A aprovação do projeto veio em 2020 e estabelece que 99% dos brasileiros tenham acesso à água potável e 90% ao esgoto devidamente tratado e coletado.

Do total dos 184 municípios no Ceará, 13,9% ainda não apresentaram nenhum projeto ou documentação em se tratando do setor. Outros 85%, porém, já entregaram estudos para a universalização de água tratada.

No ranking dos estados brasileiros, o Ceará ocupa o 23º lugar no percentual de pessoas que moram em cidades irregulares. O líder é o Acre com o total de 100%.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir