PUBLICIDADE

Cláudio Pinho apresenta PEC para “desblindagem” de deputados na Alece

O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) apresentou, nesta terça-feira (23), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a chamada “desblindagem” dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A iniciativa altera o artigo 51 da Constituição Estadual, modificando as regras sobre o foro privilegiado.


Atualmente, os parlamentares são processados e julgados pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Pela proposta, os deputados passariam a responder perante um juiz de primeira instância, seguindo as mesmas regras aplicadas a qualquer cidadão. “Se a população está pedindo para que se tirem privilégios, essa é a desblindagem que proponho. Hoje, nós somos processados pelo Tribunal de Justiça, mas o povo não. O povo responde ao juiz de primeira instância. Isso é justo?”, questionou Pinho.

O parlamentar também criticou a necessidade de autorização da Alece para que processos criminais contra deputados avancem. “Quem do povo tem esse privilégio? Se um de nós comete um crime, o processo começa no Tribunal, mas vem para cá para saber se pode ou não continuar. Isso não é justo. O Brasil está exigindo transparência e igualdade perante a lei”, afirmou.

Segundo ele, a proposta busca alinhar a Casa às demandas da sociedade por maior rigor e transparência. “Acredito no bom senso dos colegas para aprovarmos essa PEC em regime de urgência. Assim como o Ceará foi pioneiro na abolição da escravidão, pode ser também o primeiro parlamento a acabar com essas prerrogativas, para que sejamos julgados como qualquer cidadão comum”, concluiu.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

Compartilhar: