A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cogerh discute qualidade da água de Novo Oriente e Quiterianópolis

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participou na última quarta-feira (3) de uma reunião promovida pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Novo Oriente para discutir o Relatório da análise da água do próprio município e também pela cidade Quiterianópolis.

Durante a reunião, foram discutidos parâmetros das análises de água bruta e tratada, além de solo, coletados em diferentes pontos ao longo do rio Poti, próximos à Mineradora Globest, e no Açude Flor do Campo. Contudo, o principal foco da reunião foi verificar se os níveis de metais pesados encontrados acima dos valores de referência nas amostras de água, como o manganês, fósforo e ferro, poderiam comprometer a saúde das pessoas e animais.

Francisco das Chagas, supervisor de controle de qualidade da CAGECE/Unidade de Negócio da Bacia do Parnaíba, diz que a água bruta captada passa por um criterioso tratamento para remoção desses metais pesados antes de entrar no sistema de distribuição. Além disso, o mesmo ainda  descartou qualquer risco à saúde da população, obedecendo aos padrões de qualidade de água estabelecido pela Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005.

Rodrigues Júnior, Gerente Regional da Bacia dos Sertões de Crateús, presentou informações gerais do Açude Flor do Campo, como a recente batimetria realizada e a evolução volumétrica do açude desde sua construção até o momento atual. Além disso, Junior também revelou a relação de variáveis analisadas nas coletas trimestrais e mensais feitas pela Cogerh no reservatório. O mesmo comentou da problemática da criação de animais pelos moradores locais no açude, destacando “que os excrementos desses animais contêm elementos essenciais que podem acelerar o processo de eutrofização”.

Como encaminhamentos, o COMDEMA ficou de registrar em ata as solicitações dos presentes e encaminhá-la ao Ministério Público, conforme propôs a assessoria jurídica da Prefeitura de Novo Oriente. O relatório da análise deverá ser enviado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir