A Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) promove de 20 a 22 de março a Semana da Água 2024. Serão várias atividades, em diversos municípios cearenses, para discutir e conscientizar a todos sobre a relação entre a água e o clima, abordando os desafios e possíveis soluções diante das mudanças climáticas. Com programação extensa, as atividades têm como foco principal o tema “Água e Clima: Os impactos das mudanças climáticas e a gestão dos Recursos Hídricos”.
A programação da Semana da Água 2024 contempla também diversas atividades dos comitês de bacias hidrográficas e gerência regionais da Cogerh espalhadas pelo Estado, cujas ações ocorrerão em vários municípios do estado do Ceará. Os debates vão acontecer em Fortaleza, Horizonte, Aracoiaba, Itapipoca, Iguatu, Jaguaruana, Mauriti, Crato, Quixadá, Sobral, Novo Oriente, Camocim, Apuiarés, São Benedito e Limoeiro do Norte.
As discussões se alinham aos temas da ONU e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e representa um chamamento para que a população discuta sobre a temática levantada, visando a preservação e conservação dos recursos naturais.
Na programação estão previstos debates sobre situações relacionadas à segurança hídrica das comunidades, a importância do uso e convívio sustentável dos recursos hídricos e fatores externos que ameaçam a qualidade da água. Um desses debates, a ser realizado na Câmara Municipal de Novo Oriente, vai discutir o impacto da mineração em Quiterianópolis no Rio Poti e Açude Flor do Campo. Será uma audiência pública, às 8h do dia 22/03. No mesmo dia, às 9h30min na cidade de Apuiarés, será realizada palestra sobre gestão participativa dos recursos hídricos e o papel do comitê do Curu.
>>> Veja a programação completa – Fortaleza
>>> Veja a programação completa – Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará