A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Comitê de segurança hídrica demandas de abastecimento do Ceará

Na última quinta-feira (21), ocorreu a reunião do Comitê Integrado de Segurança Hídrica. O grupo é formado por formado por nove órgãos estaduais, no qual são responsáveis por coordenar as atividades e ações a serem desenvolvidas no enfrentamento dos efeitos do fenômeno El Niño.

O encontro teve como objetivo discutir a situação de abastecimento de municípios classificados como em nível crítico. O comitê elaborou uma lista de sistemas de abastecimento prioritários que devem receber reforço ou investimentos. Além disso, a a Secretaria de Recursos Hídricos irá apresentar a demanda ao Governador Elmano de Freitas, para solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) ainda esta semana, para atender o reforço no abastecimento.

Os participantes da reunião foram representates da SRH, Cogerh, Sohidra, Funceme, Cagece, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Além disso, também estiveram presentes representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas e de órgãos de abastecimento municipais.

O Comitê Integrado de Segurança Hídrica foi instituído pelo Governo do Estado em janeiro de 2024. Formado por nove órgãos estaduais, o grupo é responsável por monitorar as previsões climáticas visando antecipar ações; indicar obras e serviços voltados a garantir a segurança hídrica; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência oferecida às populações atingidas pela escassez, além de articulação com órgãos federais e municipais quanto às ações preventivas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir