A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Concurso PMCE: mais de 800 processos tramitam na Justiça por irregularidades

Os candidatos que foram eliminados do concurso da PMCE 2021 continuam demonstrando insatisfação com as inúmeras irregularidades no certame. De acordo com o representante do grupo, atualmente já são mais de 800 processos tramitando na Justiça requerendo uma solução para os casos.

Entre os pontos levantados estão candidatos pretos e pardos que foram desclassificados na fase de heteroidentificação; infectados com Covid-19 que foram eliminados sem levar em conta a debilitação da doença e a recomendação do isolamento; fases pendentes e ausência de cronograma, apesar de ordem do Judiciário; e candidatos com nota da ampla concorrência ocupando as cotas.

Concurso PMCE: mais de 800 processos tramitam na Justiça por irregularidades
Foto: Divulgação

Outro problema identificado foi a troca de nomes na lista final. Uma candidata revela que foi aprovada em todas as etapas do concurso, mas teve seu nome trocado por de outra pessoa, o que a impediu de prosseguir no certame. Ela informa que teve duas liminares favoráveis expedidas, mas nenhuma foi cumprida.

Segundo a defesa dos candidatos, uma negociação com o Estado está em andamento, mas não há previsão de resolução. “Eles propuseram que fosse feita uma nova heteroidentificação e que eles possam afirmar o que motivou a eliminação”, explica a advogada Leiriana Alencar. Vale ressaltar que esse foi o primeiro concurso da Polícia Militar do Ceará que contou com cotas raciais.

Defensora da causa, a deputada federal Gorete Pereira (PL) afirma que uma comissão será criada junto à Procuradoria Geral do Estado para averiguar os casos. “É preciso impedir que saia um edital dizendo que vai ter outro concurso. Um concurso desse vale milhões. A governadora Izolda tem que fazer que nem o Camilo fez e chamar todos os remanescentes porque esses meninos estão preparados”, declara.

A Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) e a organizadora do concurso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram procuradas, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir