A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Confira a situação dos açudes no Ceará e as expectativas para os próximos meses

Foto: Honório Barbosa/SVM

Após chover metade do esperado neste mês de fevereiro, os reservatórios do Ceará seguem em situação de alerta. Atualmente, no estado do Ceará 71 reservatórios estão com volume inferior a 30%, enquanto outros seis estão com o acumulado acima de 90% e apenas dois açudes estão sangrando. São eles o Germinal e o Rosário, localizados respectivamente em Palmácia e em Lavras da Mangabeira.

O açude Castanhão, que é o maior reservatório do Estado e abastece a Região Metropolitana de Fortaleza, atualmente possui apenas 8,35% da sua capacidade total. Outros dois dos principais açudes do Ceará também estão com volume preocupante. O Orós está com o total de 22, 24% e o Banabuiú registra 8,06%.

Segundo o diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças, apesar da baixa quantidade de acumulados, o volume atual dos principais reservatórios é melhor do que já foi registrado no auge da crise hídrica. Porém, reforça que a situação ainda é de alerta.

“Hoje os nossos principais reservatórios permanecem com volumes inferiores ao mesmo período do ano passado. No entanto, a expectativa é de que os próximos meses, março e abril, possam reverter pelo menos parcialmente esse quadro. A mensagem que a gente sempre deixa é que economize água independente da época do ano, de ter muita água nos reservatórios ou não”, declara.

O gestor explica que os reservatórios devem permanecer com a operação reduzida aguardando o fim da quadra chuvosa. Dessa maneira, será possível perceber quanto ficou disponível e a alocação negociada de água será realizada para definir como será feita a distribuição e o uso dos reservatórios.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir