A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Conservante natural criado por cearense vence prêmio nacional

Um conservante natural desenvolvido por uma estudante cearense conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciências Agrárias na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), sediada na Universidade de São Paulo (USP). Criado pelo professor Eduardo Oyama e sua aluna Gabrielle Rodrigues, o projeto inovador utiliza o mandacaru e a cera de carnaúba para revestir alimentos, visando conservá-los por mais tempo.

Além da premiação principal, a dupla também recebeu seis outras honrarias e está pronta para representar o Brasil na REGENERON ISEF. Essa é a maior feira de ciências do mundo, que acontecerá em maio, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Conservante natural criado por cearense vence prêmio nacional
Foto: arquivo pessoal

Gabrielle Rodrigues, ex-aluna da Escola Luiz Girão, em Maranguape, explicou que o projeto surgiu da percepção do grave problema do desperdício de alimentos no Brasil. Com isso em mente, optou por ingressar na área de pesquisa em conservação de alimentos como uma forma de reduzir essa questão.

A escolha do mandacaru e da carnaúba como ingredientes para o revestimento se deu pelas suas propriedades antioxidantes, antifúngicas, antimicrobianas e por serem altamente biodegradáveis. Aliado a isso, os materiais são espécies de baixo custo na região.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir