A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Construção de estádio em Saboeiro gera polêmica para Marcondes Ferraz

A população questiona a construção de estádio em Saboeiro diante de outras demandas que, no entender dos moradores, deveriam ser prioridade - (Foto: Ascom/Sop)
A população questiona a construção de estádio em Saboeiro diante de outras demandas que, no entender dos moradores, deveriam ser prioridade – (Foto: Ascom/Sop)

A construção de uma nova praça esportiva no município de Saboeiro tem gerado os principais embates no município da região Centro-Sul. Além da população, a classe política local também questiona a necessidade da aplicação de R$4 milhões para a construção de mais um estádio de futebol na cidade.

Em vídeo publicado nas redes sociais, mães de comunidades situadas na Zona Rural do município relembraram promessas realizadas pelo prefeito Marcondes Ferraz. De acordo com os depoimentos, projetos como as casas populares deveriam ser a prioridade da gestão.

As mães reivindicam, ainda, um transporte público para conduzir as crianças dos distritos mais afastados para consultas que só estão disponíveis na sede da cidade.

“Nossas crianças estão sendo desrespeitadas. Não temos um transporte de qualidade para levar nossos filhos às consultas. Tiramos do nosso bolso A gente pergunta ao gestor porque um estádio de mais de R$4 milhões é mais importante do que as nossas casas populares. Olhem para a gente com amor e empatia. O que estamos pedindo não é nada diante de uma obra que vocês querem fazer e que precisa de tanto dinheiro”, destacaram.

Críticas à construção do estádio em Saboeiro

O assunto também foi tema de debate na Câmara Municipal. De acordo com o vereador Arnóbio Júnior (PSD), o projeto enviado para apreciação de parlamentares não traz clareza. Segundo fontes ligadas à gestão de Marcondes Ferraz, a construção do estádio seria viabilizada por uma emenda destinada pelo deputado federal José Guimarães (PT). No entanto, de acordo com Arnóbio, a forma como o projeto chegou à Câmara Municipal mostra a necessidade da realização de um empréstimo. 

“O município vai receber uma emenda de um deputado. O que deve ser feito? Transforma em convênio, faz o plano de trabalho, executa e, depois, faz a prestação de conta deste convênio. Mas o que está no projeto é uma abertura de crédito orçamentário. O prefeito não trata de convênio e remanejamento de secretaria em secretaria. Trata-se de um empréstimo de até 20% de toda a receita do município no ano de 2024”, destacou o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar,  a realização do empréstimo para a realização do estádio poderá impactar de forma negativa a saúde financeira de Saboeiro. “E aqui nesse empréstimo estão dando como garantia o ICMS e o FPM do município. Vai ser um comprometimento de receita de Saboeiro. Se é uma emenda, não precisa dessa abertura de crédito”, frisou.

Resposta

Na Câmara Municipal, os vereadores também repercutiram áreas que são consideradas mais emergenciais no município, como, por exemplo, uma máquina de raio x que está sem funcionar em dos equipamentos de saúde.

É válido ressaltar que Saboeiro possui um equipamento esportivo de alto padrão desde 2022. Localizado no distrito de Flamengo, os moradores possuem acesso à uma Areninha, que foi construída no antigo campo de barro batido que era utilizado pelos desportistas locais.

Pelas redes sociais, o prefeito repercutiu todas as discussões em torno da construção do estádio que está em vista. Na visão do gestor, caso o projeto não saia do papel, os moradores serão os principais prejudicados.

“Hoje faz 15 dias que enviamos à Câmara Municipal um importante projeto. Nele, pedimos que seja autorizada a abertura de um crédito especial no orçamento vigente para a construção de um novo estádio de futebol em nosso município. Infelizmente, os vereadores da oposição ainda não aprovaram o projeto. Essa iniciativa representa um grande avanço para Saboeiro e para nossos desportistas, especialmente considerando que nossos atletas são destaques em campeonatos fora do município”, destacou.

Acompanhe esse e outros assuntos através das plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir