Lideranças do setor turístico repercutiram a decisão do governador Elmano de Freitas em ceder a atual estrutura do Acquário de Fortaleza à Universidade Federal do Ceará. O objetivo seria aproveitar o espaço para uma futura sede do Instituto de Ciências do Mar, UFC.
Os principais nomes do setor no Estado opinaram sobre possíveis alternativas. Um delas, que na visão dos grupos surge de forma coerente, seria aproveitar o projeto original e remodelá-lo, com a intenção de tornar o equipamento algo que fomente o turismo do Ceará.
Pela área de localização e pela justificativa de outros fatores, representantes do “Visite Ceará”, da “Associação Brasileira da Indústria de Hotéis” e de outras associações do segmento defendem que o espaço seja destinado para o propósito inicial. Embora haja o reconhecimento de que é inviável sustentar o projeto nos moldes iniciais, o setor não abre mão da implantação do Acquário de Fortaleza.
Diante das reações, o governador Elmano de Freitas deve dar mais detalhes, ainda neste ano, sobre como funcionará esse processo de cessão. A ideia é que o espaço possa abrigar a vida marinha, como foi pensado no projeto original. Por essa razão, nesse contexto, a escolha do Labomar se daria de forma estratégica.
Se for confirmado o reaproveitamento do espaço do Acquário para a área de pesquisa, serão necessários os ajustes na estrutura atual situada na Praia de Iracema. A expectativa é de que o governador Elmano de Freitas conceda detalhes do assunto no dia 29 de dezembro.
Confira essa e outras notícias através das plataformas da REDE ANC.