A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Defesa Civil amplia plantão de atendimento em Santa Quitéria

Além da cidade de Santa Quitéria, os municípios de São Luís do Curu e Itapajé estão sob estado de alerta devido às últimas chuvas - (Foto: Reprodução/ A Voz de Santa Quitéria)
Além da cidade de Santa Quitéria, os municípios de São Luís do Curu e Itapajé estão sob estado de alerta devido às últimas chuvas – (Foto: Reprodução/ A Voz de Santa Quitéria)

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam com o monitoramento de chuvas nos municípios do Ceará, sobretudo em cidades que estão sob o risco de possíveis enchentes. No momento, as atenções estão mais focadas na Região Norte, a exemplo do município de Santa Quitéria.

De acordo com o tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador da Defesa Civil do Ceará, a elevação do nível do Rio Acaraú deixou as equipes em alerta para outras cidades que podem ser afetadas com esse aumento.

“Estamos com equipes em São Luís do Curu e em Itapajé, que são cidades que estão passando por uma situação complicada. Aliamos também uma visita em Sobral, que já possui alguns pontos de alagamento preocupantes. Temos o constante contato com os coordenadores municipais para colhermos dados e informações. Assim a Defesa Civil saberá a hora exata de atuar nesses municípios”.

Santa Quitéria

Em relação à Santa Quitéria, uma das cidades com a situação mais crítica, o coordenador ressaltou o apoio da Secretaria de Proteção Social para amparar as famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Jacurutu. Embora a Defesa Civil trabalhe com prevenção e preparação, as chuvas das últimas 48h causaram diversos danos à população local.

“Estamos verificando os distritos mais atingidos. O Rio Jacurutu passa por 6km dentro da cidade. Com as últimas chuvas, os alagamentos aumentaram o número de famílias atingidas”.

Relembre

Na última terça-feira (27/02), Santa Quitéria recebeu uma chuva de 130mm. A precipitação causou alagamentos em diversos bairros e distritos da cidade, deixando famílias desabrigadas.

Até o penúltimo dia do mês de fevereiro, Santa Quitéria havia registrado 346,5mm, acumulado de chuva que é mais que o dobro esperado para o período. Além das residências alagadas, uma fábrica de calçados e um mercantil tiveram de paralisar as atividades devido aos prejuízos acarretados.

Acompanhe esse e outros assuntos através das plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir