A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Deputado apresenta projeto que proíbe celulares em sala de aula

Segundo a justificativa do deputado federal, o projeto visa auxiliar no desenvolvimento das crianças em sala de aula - (Foto: Reprodução/REDE ANC)
Segundo a justificativa do deputado federal, o projeto visa auxiliar no desenvolvimento das crianças em sala de aula. O parlamentar considera o uso de celulares fora do contexto pedagógico como algo prejudicial – (Foto: Reprodução/REDE ANC)

De acordo com o deputado federal Domingos Neto (PSD), o uso indiscriminado de celulares pelas crianças virou assunto de saúde pública. Segundo o parlamentar, é preciso chegar a um consenso e regular a utilização do dispositivo nas escolas.

Diante do contexto, o deputado apresentou um Projeto de Lei que dá aos estabelecimentos de ensino o direito de proibir a utilização de celulares e demais dispositivos tecnológicos dentro de suas dependências. Segundo a sua justificativa, é necessário dar amparo aos educadores para realizar a proibição. 

“Professores estão sem respaldo legal junto às coordenações e diretorias para proibir o uso celular. Por sua vez, as escolas também não têm uma legislação firme a que se amparar”, argumenta.

Ainda segundo Domingos Neto, a ação precisa ser tomada pensando no futuro das crianças. “Na condição de pai, me dei conta que essa preocupação é geral. O sonho de todo pai e mãe é ver suas crianças aprendendo, desenvolvendo bem as suas capacidades cognitivas. E infelizmente o uso de celulares e tablets estão mais atrapalhando do que ajudando a educação das crianças”, alerta.

Apoio

O parlamentar já recolheu assinaturas para pedir a urgência do projeto e levará a demanda ao presidente Arthur Lira. O texto também deixa claro que é possível utilizar para fins pedagógicos sempre que seja necessário.

A título de reforço, é válido mencionar alguns estudos em torno do caso. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Harvard acompanhou 3.511 crianças cearenses desde o nascimento até os 5 anos de idade. O trabalho apontou que cada hora de uso desses dispositivos eletrônicos diminuiu consideravelmente a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade dos pequenos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir