A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Desaparecido há mais de 24h, pescador é encontrado no Litoral Leste

O pescador Janilton Matos, conhecido como ‘Anjinho’, foi encontrado após estar à deriva por aproximadamente 27h. O jangadeiro, natural da praia de Uruaú, em Beberibe, saiu para pescar às 5h desta quinta-feira (17/08) e sua embarcação sofreu uma “virada” momentos depois de ter adentrado em alto-mar.

O pescador foi encontrado por jangadeiros da Praia de Caponga, em Cascavel, a 65km de Fortaleza, o que denota que ele tenha percorrido cerca de 53km pelas águas do Litoral Leste. Após ser resgatado, o homem foi levado ao porto de Caponga para receber todos os suportes necessários.

De acordo com Francisco De Assis, presidente da Colônia Z-10, situada na praia em que ocorreu o resgate, apesar do susto, o pescador foi encontrado saudável e sem ferimentos. “Vamos reunir todos os recursos para que o pescador possa retornar para a sua casa em paz, já que ele não tem condições de voltar pelo mar. Ele já está alimentado e está aguardando a Marinha de Aracati, que precisa ouví-lo. O paquete [nome da embarcação artesanal] dele foi pouco danificado: apenas o mastro quebrado e vela que ficou rasgada”, detalhou.

Alerta

Nessa época do ano, é comum que todo o litoral cearense sofra com fortes ventos, o que põe em risco a vida do pescador artesanal que precisa tirar o sustento do alto-mar. Esse período, iniciado em agosto, deve perdurar até meados de outubro. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos fortes, de até 61 km/h, entre os estados da Paraíba e do Piauí, o que compreende todo o litoral do Ceará.

Ainda segundo Franciso de Assis, apesar dos alertas, o pescador não vê outra alternativa. “Por mais que a gente diga, é difícil a vida do pescador. Muitos deles não sabem ao menos pegar uma enxada para trabalhar na agricultura ou como servente de pedreiro. O jeito é enfrentar”, lamenta.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir