A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Desembargador Teodoro Silva Santos integra Mesa de Honra dos 50 Anos da Unifor celebrados na Alece

Mesa de Honra das Comemorações de 50 Anos da Unifor na Alece / Foto: José Leomar

 

“Fico deveras feliz em ter participado dessa solenidade, até porque tenho motivo para tal. Pois em 1984 ingressei naquela universidade, na condição de aluno do Curso de Direito, onde conclui minha graduação… lá também fiz especialização, meu mestrado, doutorado e, atualmente, faço o meu pós-doutoramento na Universidade do Minho, na cidade de Braga – Portugal, que tem convênio com a Unifor”, disse em entrevista concedida ao Portal ANC, o desembargador Teodoro Silva Santos.

O magistrado que é natural de Juazeiro do Norte, devoto do Padre Cícero Romão Batista, foi um dos membros da Mesa de Hora da Solenidade em Comemoração aos 50 anos da reconhecida Universidade de Fortaleza, ocorrida na manhã desta sexta-feira (30.06), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Quem conduziu a Sessão Solene foi o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, autor do requerimento da merecida homenagem, junto com o deputado Queiroz Filho. A comemoração contou ainda, com a subscrição dos deputados Juliana Lucena, Marta Gonçalves, Stuart Castro, Almir Bié e Lucinildo Frota.

Ao fazer o seu pronunciamento no púlpito da Alece, o deputado Evando Leitão, frisou: “a sociedade cearense sabe que pode contar com a excelência da Unifor, da graduação à pós-graduação, com uma formação que preza pela entrega ao mercado de trabalho e profissionais muito bem qualificados. Nestes 50 anos de existência já são mais de 110 mil alunos formados e que ocupam posição de destaque no Ceará, no Brasil e no mundo”, ressaltou.

“São quase 40 anos de vida que tenho na Universidade de Fortaleza. A minha vida acadêmica como estudante da graduação, da pós-graduação, de Stricto e de Lato Sensu foi forjada toda na Unifor. É a minha segunda casa. Eu posso dizer que sou exatamente genuíno da Universidade de Fortaleza, porque foi de lá que começou tudo e que iniciei a minha vida profissional. Sai pra ser delegado de polícia, depois para o Ministério Público e hoje sou desembargador”, lembrou Teodoro Santos que é professor da disciplina de Processo Penal na consagrada instituição de ensino.

“Ensinando e Aprendendo”. Esse é o slogan da Unifor que há cinco décadas tem um exímio trabalho voltado para a educação de jovens e adultos não só da capital, mas, do interior cearense e, ainda, de outros Estados do Brasil. “Eu tenho mais de 20 anos que sou professor da Universidade de Fortaleza. Ou seja, é muito importante essa data para mim”, ressaltou o desembargador que afirma ser testemunha desse passo de gigante que teve a Unifor sob a batuta do saudoso Edson Queiroz, um empresário visionário que sempre apostou nos estudos.

Já a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, destacou a ligação entre a família Silva Santos e a Unifor: “creio que a Unifor veio para implantar esse amor que a pessoa tem que ter ao ensinar e aprender. O Teodoro é um grande exemplo, pois continuou aprendendo e ensinando. Acho que o aprender é para toda a nossa vida, então a pessoa criando um vínculo com a universidade vai estar feliz em estar se atualizando, voltando, levando seus filhos, seus netos”, pontuou.

 

 Foto: Portal Balada In

 

O desembargador

Autor de vários artigos, publicações e livros a exemplo de “O Juiz das Garantias sob a Óptica do Estado Democrático de Direito: A Adequação ao Ordenamento Jurídico Brasileiro”, lançado pelo desembargador em março de 2022, no Iate Clube de Fortaleza, que recebeu muitas autoridades, familiares, parentes, amigos de Teodoro Silva Santos e, ainda, profissionais da imprensa cearense.

Teodoro Silva Santos tem uma extensa carreira na área jurídica do Ceará. Ele já esteve como advogado criminal por dois anos depois de formado e, em seguida, fez concurso e ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), atuando como promotor de Justiça em diversas comarcas com 12 promotorias no total.

O desembargador que em junho de 2024 completará 40 anos de relacionamento com a Unifor foi procurador e corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), onde exerce funções como a de presidente da 1ª Câmara de Direito Público. Ainda chegou a ser representante do Nordeste na Comissão Legislativa e de Articulação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Família

Um grande exemplo de superação é o que pode dizer sobre o irmão do também desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos. Ambos são filhos de Demésio Teodoro com a saudosa Alaíde Silva Santos, uma mulher de origem humilde que conseguiu trazer da cidade de Juazeiro do Norte para estudar na capital cearense, filhos, netos e sobrinhos.

É importante frisar, que o casal teve filhos, netos e bisnetos que se formaram ou estão cursando o ensino superior na Universidade de Fortaleza. “Alguns deles, inclusive, foram meus alunos”, revela ao nosso veículo, o professor Teodoro, assegurando ainda, ser uma grande história de amor ao ensino superior, dentro de uma mesma família, com a Universidade de Fortaleza.

A destemida açougueira, mãe de 18 filhos, chegou a ser reconhecida pelo ex-governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, que antes de finalizar o seu governo, deu o nome de Alaíde Silva Santos para uma Escola de Ensino Médio (EEM) no abençoado bairro do Horto, instalado na cidade cearense de Juazeiro do Norte que é tida como a Capital da Fé.

Graças aos ensinamentos da senhora Alaíde que estão com os seus anéis de formatura hoje, na família, desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos, delegados de Polícia, advogados e outros profissionais. Tem também, membros de sua família concluindo cursos de graduação ou de prós-graduação na Unifor.

A Unifor

Da instalação em 21 de março de 1973 pra cá, a Universidade de Fortaleza passou por várias transformações de impactos científico, cultural e econômico, mas sempre priorizando a excelência de ensino, o que leva a instituição a estar sempre na vanguarda para formar líderes e profissionais com qualificação. Não é à toa que é vista como um lugar que nasceu para construir futuros.

“A Unifor hoje é uma grande universidade com repercussão internacional. Nós temos intercâmbio no mundo quase todo. A universidade prestigia seus alunos e dá condições aos mesmos. E a Unifor hoje luta exatamente norteada pelo lema “Ensinando e Aprendendo”. É esse lema que me ilumina em sala de aula e na vida profissional. Eu jamais poderia esquecer esses detalhes”, disse o professor Teodoro Silva Santos, enfatizando: “enquanto Deus me der saúde e paz, eu quero continuar ensinando na Universidade de Fortaleza, ou seja, ensinando e aprendendo”.

“Ainda há muito a realizar, os desafios são imensos. Mas encaro com positividade o futuro, pois já estamos trabalhando em sinergia com professores, colaboradores e gestores, sempre com o apoio inestimável do Conselho Curador da Fundação Edson Queiroz, instituição mantenedora da Universidade de Fortaleza” é o que revelou por meio do site da instituição, o Reitor da Unifor, Randal Pompeu, reconhecendo as realizações alcançadas durante às cinco décadas como sonhos e projetos de vida.

Ao longo deste ano, a Universidade de Fortaleza contará com uma programação comemorativa pelos 50 anos de sua existência, a exemplo do Prêmio de Literatura, o Festival Eleazar de Carvalho e a exposição Unifor Plástica, com uma homenagem ao memorável chanceler Airton Queiroz. Todos a serem realizados no segundo semestre que começa neste sábado (01.07).

Obs: a foto de capa da matéria é do Portal Balada In.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir