PUBLICIDADE

Dezenas de municípios cearenses registram chuvas nesta terça-feira

De acordo com a Funceme, a tendência é de que as chuvas se repitam de forma fraca ou moderada em todas as macrorregiões do Ceará - (Foto: REDE ANC)
De acordo com a Funceme, a tendência é de que as chuvas se repitam de forma fraca ou moderada em todas as macrorregiões do Ceará – (Foto: REDE ANC)

A capital cearense e cidades da Região Metropolitana registraram chuvas durante boa parte da madrugada e início da manhã desta terça-feira (14/01). Esse cenário já havia sido apontado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além da Região Metropolitana, havia a possibilidade de precipitações volumosas no litoral e também na região serrana do Ceará.

O registro da postagem vem de Cascavel, a 63km de Fortaleza. O balanço de chuvas das últimas 24h ainda será divulgado. Nesta segunda-feira, o Ceará registrou chuvas intensas. No município de Independência, por exemplo, o volume ultrapassou os 100 milímetros. As cidades de Quixelô (91mm), no Vale do Jaguaribe, e Salitre (83mm), no Cariri, fecham a lista de municípios que registraram as três maiores chuvas no Estado no dia 13 de janeiro.

Pelo restante do dia até quarta-feira (15/01), a tendência apontada pela Fundação é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões. Também são esperadas chuvas no Litoral do Pecém e na região Jaguaribana. 

O cenário deve se repetir em municípios do Sertão Central e também do Cariri. No entanto, nessas duas regiões, as precipitações devem ser fracas ou moderadas. Ainda segundo a Funceme, as chuvas observadas no início desta semana podem ser explicadas pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que favorece a formação de áreas de instabilidades.

Segundo os meteorologistas da Fundação, a Zona de Convergência Intertropical encontra-se em torno da Linha do Equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea. Além do mais, efeitos locais, tais como, relevo e temperatura, também são fatores auxiliares para que se tenha maiores acumulados de chuva.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir