A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Dia das Mães: estabelecimentos esperam aumento no faturamento em 2024, diz Abrasel

No cenário prévio ao Dia das Mães, uma pesquisa revela que 89% dos estabelecimentos de alimentação fora do lar têm a intenção de abrir suas portas para celebrar a data, marcada para o segundo domingo do mês, no dia 12 de maio. Dentre esses, 79% esperam obter um faturamento superior ao do ano anterior. Para 58%, a expectativa é de um aumento de até 20% no faturamento.

Contudo, é importante ressaltar que a situação financeira destes estabelecimentos apresenta desafios significativos. Em março, 59% registraram prejuízo, enquanto 44% ficaram em equilíbrio e apenas 23% obtiveram lucro. Apesar disso, 44% dos estabelecimentos relataram um faturamento maior em março em comparação a fevereiro, embora 26% tenham experimentado uma redução nas receitas.

Dia das Mães: restaurantes esperam aumento no faturamento em 2024, diz Abrasel
Foto: Portal IN

Dos estabelecimentos pesquisados, 77% estão com pagamentos em atraso, sendo os impostos federais (77%) e estaduais (54%) as principais dívidas. Além disso, 41% estão em débito com encargos trabalhistas/previdenciários e serviços públicos essenciais, como água, gás ou energia elétrica.

Em relação à inflação, a pesquisa aponta que a maioria dos estabelecimentos (59%) não conseguiu acompanhar o aumento dos preços. Cerca de 39% não realizaram ajustes nos preços do cardápio, enquanto 20% fizeram ajustes abaixo da média. Apenas 15% conseguiram ajustar seus preços acima do índice de inflação, evidenciando os desafios enfrentados pelo setor.

Apesar disso, as expectativas são positivas, segundo o presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto. “Apesar da queda no número de empresas realizando prejuízo, ainda temos muitas empresas sem realizar lucro – e não podemos esquecer que este número ainda é extraordinariamente alto. Mas há boa expectativa para que o Dia das Mães seja uma data com bom movimento e ajude a melhorar este quadro de muita incerteza”, disse.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir