A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Dia das Mães: saiba como evitar golpes e fraudes durante as compras

Neste domingo (14/05) comemora-se o Dia das Mães, data que é marcada por movimentar o comércio e aquecer a economia. Dessa forma, devido ao grande número de pessoas indo às compras, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) dá algumas dicas para alertar sobre fraudes e publicidade enganosa.

Segundo o Procon, o aumento da quantidade de consumidores que caem em golpes nas redes sociais é justificado pelos preços baixos e facilidades de pagamento. Para isso, a dica é ficar atento e hesitar nos casos de preços abaixo dos praticados no mercado. Outro fator importante é confirmar a existência da empresa por meio de endereço físico, telefone e cadastro com CNPJ, além de obter referências sobre a atividade empresarial do fornecedor em sites de reclamações e órgãos de defesa do consumidor.

Dia das Mães: saiba como evitar golpes e fraudes durante as compras
Foto: Sistema Verdes Mares

Conforme orienta a presidente do órgão, Eneylândia Rabelo, é preferível que os consumidores deem preferência ao pagamento em cartão de crédito, pois, ocorrendo algum problema, é possível suspender a aquisição e reaver valores pagos. “Nos aplicativos de cartão de crédito e de bancos é possível gerar um cartão virtual temporário, que expira ao realizar o pagamento, evitando, assim, clonagem de dados. É bom alertar também que jamais o consumidor deve clicar em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp”, explicou.

Nesse sentido, o especialista em cibersegurança, Alberto Jorge, alerta que o clique em links suspeitos pode levar o cliente para sites fraudulentos que roubam informações pessoais para que o criminoso tenha acesso a dados privados, como senhas. O especialista também explica a importância de se atentar à credibilidade e confiança do site de compras, além de acionar um antivírus e cadastrar senhas fortes.

“Olhe lá no Reclame Aqui, que te dá informações prévias de experiências de outras pessoas que já realizaram transações naqueles portais. Porém, na dúvida, não compre. Sempre que você ver uma propaganda de algo que lhe gerou interesse, não clique e busque a fonte original”, orienta.

Em se tratando de trocas de produtos, o Procon reforça que a loja não tem a obrigação de realizar o serviço apenas por causa do modelo, da cor ou do tamanho, nem por preferências pessoais. Porém, se o lojista assim prometer, o consumidor deve pedir por escrito as condições para que o estabelecimento realize a troca, pois utilizou estas condições como publicidade para atrair o consumidor.

No entanto, se o cliente identificar alguma irregularidade, denúncias podem ser feitas através do número 151 da Central de Atendimento ao Consumidor, bem como no Portal da Prefeitura no campo “Defesa do Consumidor”. Também é possível enviar denúncias de falsas promoções e fraudes pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir