A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Dia do Orgulho Nerd: tradicional loja cearense de quadrinhos segue encantando gerações

Por Yuri Silva
Acervo inclui revistas, quadrinhos, e diversos materiais clássicos ligados à cultura geek.

O Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia do Orgulho Geek ou simplesmente Dia da Toalha, é comemorado nesta quarta-feira (25/05) em todo o mundo. E com o aumento da popularidade da cultura geek no restante do planeta, o Ceará também viu o crescimento dos nerds apaixonados por cultura pop, e que não sentem nenhum constrangimento em assumirem isso.

Um grande exemplo disso é que, desde 2001, Fortaleza hospeda o evento anual Super Amostra Nacional de Animes (Sana). Além das animações orientais, a cerimônia aborda também toda a cultura nerd mundial.

Foto: Ascom Sana

O “A Notícia do Ceará” conversou com um dos grandes percursores desse movimento no Estado. Silvyo Roberto Amarante criou a loja “Revistas & Cia” em 1994, quando a palavra nerd ainda estava atrelada a meninos que estudavam muito e tinham uma vida social pouco movimentada. Com um rico acervo de quadrinhos, revistas e mangás, a loja é um ponto de referência para a área, desde sua criação, há 27 anos.

A “Revistas & Cia” foi consequência da paixão de Silvyo. Como muitas crianças, ele cresceu lendo histórias em quadrinhos e decidiu tornar seu hobby um negócio. “Eu abri a loja pra ficar mais perto das minhas coleções e comprar as revistas com descontos, nas distribuidoras”, conta ele, relembrando a despretensiosa abertura do empreendimento.

“A loja foi um pontapé inicial para outras lojas, inclusive de outros estados. Primeiro pela própria fachada, desenhada pelo desenhista da Marvel americana, Al Rio”, conta Silvyo. Al Rio, um famoso quadrinista cearense que atuou nas mais famosas editoras americanas como a Marvel e a DC Comics, desenhou o primeiro painel da loja com pincel. Al morreu em 2012, com apenas 49 anos, mas seu legado permanece vivo até hoje.

Al Rio, quadrinista cearense que trabalhou para a Marvel e a DC Comics, falecido em 2012.

“Houve um crescimento muito grande na cultura pop em geral, até nesse período de pandemia. Antes eram mais as revistas em quadrinhos e os brinquedos. Outras coisas surgiram desde então: cards, rpg, board games… essa parte da cultura pop teve um crescimento muito acentuado”, declara o empresário sobre o crescimento na demanda de produtos.

Outra grande diferença notada no público consumidor é o aumento da diversidade de gênero. Silvyo comenta que, no inicio, os meninos eram quem mais adquiriam peças da cultura pop, mas que isso lentamente está mudando. “Essa parte da cultura pop, de uma maneira geral, abrangia mais os garotos. Mas hoje tem muitas garotas que fazem suas coleções, principalmente de mangás”, comenta.

Atual fachada da loja.

Além dos produtos de cultura pop, a loja também é voltada para artigos nostálgicos ou que possuem relevância histórica. Desde artigos sobre a Segunda Guerra Mundial à edições da Playboy, um dos diferenciais que fizeram o “Revistas & Cia” crescer foi o cuidado com o material. Como alguém que ama esse tipo de produto, Silvyo sabe o que os colecionadores querem ao comprar uma edição do seu herói predileto.

“A gente, até em detrimento da própria parte física da loja, sempre teve as nossas revistas ensacadas, em uma época que ninguém aqui ensacava as revistas. Então, mesmo que dissessem que a loja tinha algum defeito, ou que não foram bem atendidos, eles não tinham o que reclamar da revista. Costumo dizer que sou um péssimo comerciante, reconheço, mas desde garoto sempre fui um obstinado colecionador, e não medi esforços para isso”, declara.

Mais informações sobre a “Revistas & Cia”:

@rpgecardsraros
@hqraiz
@figures_e_statues
@revistaecia
@revistaseciaoficial
@quanto.paga7
@playboy.sexy.ee.etc
@skambus.toys.hqs.rpg

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir