A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Durametal e Naturágua são contempladas com o Selo ESG-FIEC

Felipe Gurgel, Ricardo Cavalcante e Aline Telles / Foto: José Sobrinho

As indústrias Durametal S/A e Naturágua – Águas Minerais, Indústria e Comércio S/A receberam o Selo ESG-FIEC, na manhã desta segunda-feira (19.02), no Salão Aberto da cobertura da Casa da Indústria, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE). A solenidade contou com a presença de industriais, empresários, consultores, colaboradores das respectivas empresas e profissionais da imprensa.

“Praticar o ESG é expressar o compromisso com a vida em todas as suas formas; é demonstrar responsabilidade com o legado herdado dos que vieram antes de nós, e com o seu usufruto agora e amanhã; é cultuar a solidariedade entre as pessoas, sem distinção de raça, cor, credo ou gênero; é promover dignidade em sua mais nobre essência, com a geração de oportunidades para todos; enfim, é ser sustentável no sentido mais amplo que esta palavra comporta”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Roberto Cavalcante, ao fazer o seu discurso de abertura do evento.

Solenidade de Entrega do Selo ESG-FIEC às empresas Durametal e Naturágua / Foto: José Sobrinho

O Selo é parte integrante do Núcleo ESG-FIEC, uma temática que o Sistema Nacional da Indústria começou a trabalhar efetivamente junto às indústrias locais. Um total de 34 empresas já se credenciou para participar do Programa de Certificação ESG-FIEC.

Doze dessas empresas já conseguiram com a orientação da equipe que compõe o Núcleo, fechar o ciclo, tendo percorrido toda a jornada que leva à conquista da Certificação e do Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável, depois de passar por uma criteriosa auditoria chancelada pelo Bureau Véritas, organismo internacional parceiro da FIEC. As dez primeiras, receberam o Certificado e o Selo no ano de 2023. São elas: Vulcabrás, Cerbras, QAIR Brasil, Alimempro, Solar Coca-Cola, Jangadeiro Têxtil, Intraplast, BCP Engenharia, 3E Soluções e BSPAR Incorporações.

Discurso do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante / Foto: José Sobrinho

“E hoje, quando estamos completando apenas um ano e dez meses de atividades do Núcleo ESG-FIEC, mais duas empresas são reconhecidas com a Certificação e o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável”, lembrou Ricardo Cavalcante se referindo à Durametal e Naturágua. “Esse dia ficará marcado nos anais desta casa, como a data na qual, nós reconhecemos como sustentáveis, dois símbolos da resiliência industrial cearense, duas empresas cuja trajetória está visceralmente ligada à própria história do setor produtivo em nosso estado”, frisou o presidente da Federação das Indústrias do Ceará.

A Rede ANC marcou presença na entrega das outorgas ESG-FIEC, onde conversou com o CEO da Durametal, Felipe Gurgel. “A gente recebe o Selo ESG com muita alegria, porque a gente sabe do trabalho sério que a FIEC tem feito junto às indústrias cearenses nesse Selo”, pontuou Felipe que ressaltou ainda, a preocupação com o social e o ambiental. “Todas as empresas têm que se adequar a esse Selo, a essa jornada ESG. Então pra gente foi bem desafiador! É uma construção que não terminamos ainda… É uma construção que segue no dia a dia da empresa, tem que fazer parte da nossa cultura”. E o Bureau Véritas que é o Órgão Certificador fez um trabalho muito sério junto conosco pra puder chegar a esse dia de hoje”, finalizou o CEO da empresa.

Felipe Gurgel recebendo pela Durametal o Selo ESG-FIEC das mãos do Presidente da Federação Cearense, Ricardo Cavalcante / Foto: José Sobrinho

Quem também concedeu entrevista ao nosso Portal ANC e externou a emoção em receber a outorga foi a vice-presidente de Operações do Grupo Telles, Aline Telles Chaves: “Pra Naturágua é uma honra”, disse Aline acrescentando: “Aceitamos esse desafio e acreditamos que em seis meses nós conseguimos atender a todos os critérios”, ressaltou a empresária dizendo que Ricardo Cavalcante foi um inspirador: “porque a Naturágua já atuava com várias práticas sociais e ambientais com participações no grupo com energia solar e uma floresta Curió que, inclusive, é aberta ao público. No entanto, a gente ainda não tinha reunido essas ações para considerá-las como parte de um Selo”, lembrou Aline Telles deixando um recado para que outras organizações e empresas, caminhem nesse sentido de ter um Selo e de fortalecer as práticas ambientais, sociais e de governança.

Outras oito empresas se organizam para receber ainda nesse semestre, o Certificado e o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável. “Outros estados brasileiros têm nos procurado, para implantar esse modelo junto às suas federações”, informou Ricardo Cavalcante comentando ainda, no final do seu discurso, que a equipe do Núcleo ESG-FIEC tem sido demandada continuamente. “Não temos medido esforços para colaborar com a disseminação da cultura de sustentabilidade em toda a indústria brasileira. Tudo isso só foi possível, porque tivemos o privilégio de contar com um corpo de colaboradores comprometidos com o nosso propósito comum, que fizeram do Núcleo ESG-FIEC uma referência nacional”, afirmou o presidente da federação cearense.

Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante entregando a outorga ESG-FIEC à Aline Telles (Naturágua) / Foto: José Sobrinho

O Selo ESG

Em outras palavras, ESG é uma sigla usada para se referir as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. A outorga faz com que a organização respeite a natureza, cuide das pessoas que nela trabalham e das que residem próximo, além de ter líderes dirigindo e cuidando de todos.

Deve existir também, uma relação saudável da organização com o espaço da natureza de onde tira seus recursos, explora o potencial energético, realiza uma construção sustentável e cuida do gerenciamento dos resíduos. Esse contato responsável torna adequada a convivência da organização com a natureza.

Felipe Gurgel transmitindo a sua mensagem de agradecimento / Foto: José Sobrinho

A Durametal

Ela tem uma história que remonta aos primórdios da industrialização, quando nasceu a Fundição Cearense em 1855. Em pouco tempo, a Durametal se transformou numa das mais modernas indústrias do setor metalmecânico brasileiro, apta a competir globalmente com os grandes players internacionais.

Depois de fechar uma associação com o grupo espanhol CIE Automotive, a empresa seguiu crescendo de forma sustentável, e ganhando cada vez mais representatividade e reconhecimento do mercado.

Hoje, com o comando dos amigos e sócios, Felipe Gurgel e Vitor Praça, que dão continuidade à parceria firmada pelos pais, Fernando Cirino e Adérido Praça, a Durametal mantém a liderança nos concorridos mercados onde atua, tanto no Brasil quanto no exterior, com forte presença nos Estados Unidos e no Canadá.

A Durametal segue construindo uma história de respeito e credibilidade, graças à sua estratégia assentada em princípios sólidos, onde a segurança, a qualidade, a tecnologia e a sustentabilidade dão os rumos de sua atuação.

Momento em que Aline Telles fazia os seus agradecimentos em nome da Naturágua / Foto: José Sobrinho

A Naturágua

Pautada pela excelência dos seus produtos, aliada ao respeito pelas pessoas e ao meio ambiente, é assim que a Naturágua fundada em 1993 escreve a sua história com valores sólidos e ações que concretizam o compromisso com a vida. São marcas da trajetória da empresa, que é parte integrante do Grupo Empresarial Telles em operação há 176 anos.

A alta qualidade é um dos diferenciais da Naturágua, reconhecida por sua vocação para a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e inovação de gestão e produtos. A empresa tem crescente participação no mercado. Ela opera em duas unidades industriais no Ceará – uma em Fortaleza, desde a criação da empresa, e outra em Horizonte -, além de possuir uma filial na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte.

A Naturágua que investe em equipamentos e tecnologias de ponta, foi a primeira água mineral brasileira a obter a certificação ISO 22.000 (Sistema de Gestão e Segurança de Alimentos), pelo Bureau Veritas, a partir de um rígido controle sanitário de todas as etapas de produção. É uma empresa que opera de acordo com as exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sempre atenta às novidades do mercado mundial, a Naturágua mantém linhas com uso reduzido de plástico e completa automação do processo de envase. Os produtos Naturágua são reconhecidos facilmente, por sua embalagens diferenciadas, disponíveis em formatos de 20, 10, 5, 1,5 litros, 500ml e 315ml (os dois últimos também com opção gaseificada).

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA), Gustavo Vicentino / Foto: José Sobrinho

 

Ricardo Cavalcante e Fernando Cirino / Foto: José Sobrinho

 

Ricardo Cavalcante concedendo entrevista / Foto: José Sobrinho

 

Felipe Gurgel posa para fotos com equipe do Núcleo ESG-FIEC / Foto: José Sobrinho

 

Aline Telles celebrando entrega da outorga com o Núcleo ESG-FIEC / Foto: José Sobrinho

 

Aline Telles e Esposo / Foto: Divulgação

 

Alciléia Farias, Ricardo Cavalcante, Jackes Araújo e Fernando Cirino / Foto: José Sobrinho
Membros do Núcleo ESG-FIEC com o Dr. Marcos Albuquerque (Sindverde) à direita da imagem / Foto: José Sobrinho

 

Felipe Gurgel com equipe da Durametal S/A – Foto: José Sobrinho
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir