A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Eleitores sem cadastro biométrico poderão votar em 2024

Os eleitores que não realizaram o cadastro biométrico ainda poderão votar nas eleições municipais deste ano, desde que tenham o título eleitoral em situação regular. A identificação será feita por meio de documento oficial com foto. O primeiro turno das eleições será em 6 de outubro, com o segundo turno, se necessário, no dia 27 do mesmo mês.

Eleitores sem cadastro biométrico poderão votar em 2024
Foto: Reprodução

A biometria, que confirma a identidade dos eleitores por meio das impressões digitais, é uma tecnologia que garante mais segurança às eleições. Neste ano, é obrigatória para aqueles que, desde as últimas eleições, emitiram o primeiro título ou regularizaram o documento. As ações, incluindo a atualização de dados cadastrais, encerraram no último dia 8 de maio, exceto no Rio Grande do Sul, onde foram prorrogadas devido às fortes chuvas que afetaram milhões de pessoas.

Com o prazo encerrado, os eleitores com título cancelado por não regularizarem sua situação não poderão votar em outubro. Aqueles convocados para a revisão biométrica e que não compareceram também estarão impedidos. Mesmo os que emitiram o primeiro título durante a pandemia precisam ter realizado a coleta biométrica posteriormente para evitar irregularidades.

Em situação regular, apenas poderão votar aqueles que não participaram nem justificaram a ausência na eleição de 2022. Para conferir a situação eleitoral, os cidadãos podem acessar o site do TSE ou do TRE de cada Estado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir