A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Em ano eleitoral, José Sarto anunciará mudanças na Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), está prestes a anunciar uma série de modificações na Prefeitura. Essas mudanças estão sendo motivadas pelo prazo de desincompatibilização, que determina que seus auxiliares devem deixar seus cargos caso pretendam concorrer nas eleições municipais. Segundo fontes próximas ao prefeito, o anúncio deve ocorrer ainda esta semana.

O movimento para reorganizar a estrutura da Prefeitura já havia sido mencionado pelo gestor em ocasiões anteriores. Em janeiro, durante uma troca no comando do Instituto José Frota (IJF), Sarto mencionou a intenção de realizar um “ajuste fino” em seu quarto ano de mandato, visando aprimorar a gestão municipal.

Em ano eleitoral, José Sarto anunciará mudanças na Prefeitura de Fortaleza
Foto: Daniel Calvet / Prefeitura de Fortaleza

De acordo com a legislação eleitoral, os ocupantes de cargos públicos de gestão, como secretários e diretores de órgãos municipais, precisam se afastar de suas funções até esta sexta-feira (05/04). O prazo respeita os seis meses que antecedem o primeiro turno das eleições.

Três vereadores licenciados que atualmente ocupam cargos na administração municipal devem se desincompatibilizar para concorrer ao pleito. São eles: Fábio Rubens, Elpídio Nogueira e Wellington Saboia. Em seus lugares, outros nomes devem assumir temporariamente as funções, enquanto os vereadores retornam à Câmara Municipal.

Nesta terça-feira (02/04), Elpídio Nogueira deu lugar a Roberto Viana na titularidade da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Já Wellington Saboia deixará a presidência do Procon Fortaleza, que será ocupada por Eneylândia Rabelo a partir desta sexta-feira (05/04). Em se tratando de Fábio Rubens, atual secretário da Regional 8, não há sinalização de quem o substituirá.

Além dos vereadores, outros membros da administração municipal também estão se desincompatibilizando para concorrer às eleições. Entre eles, o secretário de Esporte e Lazer, Ozires Pontes, e a presidente do PSDB em Fortaleza, Kamyla Castro. Élcio Batista, vice-prefeito e atual superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, também deve deixar o cargo no Iplanfor para disputar a reeleição, dependendo das convenções para a confirmação do seu nome.

Por sua vez, o PDT tem como meta eleger pelo menos 15 vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza e está preparando uma chapa proporcional completa. Entre os membros que devem deixar seus cargos na gestão para concorrer ao legislativo municipal estão Marcel Colares, que é o atual secretário da Regional 6. Ele será substituído por seu irmão, o vereador licenciado Renan Colares.

Outros nomes que ainda se afastarão de seus cargos são Benigno Júnior, secretário da Regional 7; Ésio Feitosa, secretário da Regional 9; Pedro França, secretário da Regional 3; Dalila Freitas, secretária de Educação. As exonerações e os devidos substitutos devem ser publicadas ainda esta semana no Diário Oficial.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir