A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva à REDE ANC, Camilo Santana projeta mandato de senador 

Camilo Santana em entrevista ao vivo à REDE ANC
(Camilo Santana em entrevista exclusiva à REDE ANC – Foto: Maximus Victor/ANC)

 

Na manhã desta quarta-feira (26/10), o senador eleito, Camilo Santana (PT), concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Rodrigo de Almeida, diretor de jornalismo da Rede ANC, grupo de comunicação que reúne mais de 90 veículos distribuídos em todas as regiões do Estado. Na oportunidade, o ex-governador do Ceará abordou pontos prioritários que devem nortear suas propostas de debate no Congresso Nacional a partir de 2023, a exemplo da educação em tempo integral.

Eleito senador com 2.831.810 votos, o que totalizou mais de 68% da preferência do eleitorado cearense, Camilo afirmou que a nova missão surge como um desafio, mas também como uma oportunidade de melhorar a vida da população local dentro dos seus oito anos de mandato. “Aumenta a responsabilidade, mas pretendo retribuir toda essa confiança defendendo o nosso Estado e buscando mais recursos e mais obras para o desenvolvimento do nosso povo”, projetou.

Camilo Santana sendo entrevistado pelo jornalista Rodrigo de Almeida
(Foto: Maximus Victor/ANC)

“O poder é passageiro e estamos aqui para cumprir uma missão”

Indagado sobre qual seria o foco da sua atuação, Camilo afirmou que pretende utilizar de sua experiência como governador para ter um mandato plural. No entanto, o futuro senador da República foi enfático em reafirmar que a educação em tempo integral seria sua principal bandeira e, que, inclusive, pretende elevar a discussão sobre a importância da pauta a nível de Governo Federal.

Mesmo ciente de que será um processo cadenciado, o futuro senador da República afirmou que o seu objetivo é ver o Ceará com 100% de suas escolas em tempo integral em quatro anos. “Segundo o Ideb, o Ceará tem 87 escolas públicas entre as 100 melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. Além de dar oportunidade para a juventude, que é o futuro do nosso país, é uma forma de proteção e de enfrentamento da violência. Hoje, 60% das escolas do Ceará são em tempo integral. Sabemos que é algo planejado, mas a ideia é fechar esse número em 2026”, explicou. 

A oposição tem um papel importante

É natural que Camilo Santana se depare com senadores de posicionamentos divergentes no Congresso Nacional. Porém, de acordo com o petista, a oposição tem um papel importante e é necessário que exista, desde que seja pautada dentro aquilo que ele intitulou como “oposição construtiva”. “ Eu, como governador, tratei os 184 municípios do Ceará de forma igual, e todos foram beneficiados, seja a cidade de oposição ou situação. A oposição não pode ser aquela baixa, rasteira, interesseira, do quanto pior melhor, mas uma oposição construtiva”.

Ninguém vai destruir nossa relação

Assim como utilizou a frase de impacto em eventos de campanha, Camilo Santana voltou a falar da sua relação com Cid Gomes mesmo com todas as divergências que culminaram na ruptura da aliança entre PT e PDT. O futuro senador lembrou da época em que foi secretário de Governo nos dois mandatos de Cid enquanto chefe do Executivo estadual e agradeceu a oportunidade de ter sido o escolhido para dar continuidade ao trabalho realizado por um dos líderes do PDT no Ceará, quando foi apontado para ser o seu sucessor. “Cid é um grande amigo e ninguém vai quebrar nossa relação de carinho, respeito e amizade. Tem a minha admiração pela pessoa extraordinária que é e pelo trabalho que fez pelo Ceará”.

Futuro político

Camilo tomará posse como senador da República no dia 1º de fevereiro de 2023, mas a atenção do político está concentrada na campanha de Lula no Ceará. Para isso, o petista está engajado na campanha do 2º turno, cujo principal objetivo é ampliar o quantitativo de votos de Lula no Estado.

Hanner Pinto, diretor de projetos especiais, Rodrigo de Almeida, diretor de jornalismo, Camilo Santana, senador eleito, e César Tavares, diretor-geral.
Hanner Pinto, diretor de projetos especiais, Rodrigo de Almeida, diretor de jornalismo, Camilo Santana, senador eleito, e César Tavares, diretor-geral – (Foto: Maximus Victor/ANC)

 

Antes da realização da entrevista, diretores da ANC estiveram reunidos com o senador eleito. Na ocasião, foi apresentado a Camilo Santana o mapa de abrangência da maior rede de rádio do Norte/Nordeste do Brasil, bem como a logística de produção de conteúdos diários fornecidos às emissoras parceiras deste projeto.

Como é realizado em conversas com todos os nomes da classe política que têm passado pela ANC, César Tavares, diretor-geral, também ressaltou para o futuro senador a necessidade de um olhar mais atencioso para com as emissoras de rádio, veículo de comunicação de maior força e credibilidade no interior do Ceará.

A entrevista completa pode ser acessada no canal TV ANC, no YouTube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir