PUBLICIDADE

Empresa do irmão do prefeito de Salitre é suspeita de movimentar milhões em contratos com a atual gestão

A empresa do irmão do prefeito de Salitre chegou a ser registrada no nome de um dos funcionários, que atua como entregador - (Foto: Reprodução/Internet)
A empresa do irmão do prefeito de Salitre chegou a ser registrada no nome de um dos funcionários, que atua como entregador – (Foto: Reprodução/Internet)

A Prefeitura de Salitre, a 550km de Fortaleza, está sob suspeitas de possíveis práticas irregulares no âmbito administrativo do município. De acordo com denúncias que chegaram à REDE ANC, uma dessas supostas práticas envolve a empresa do irmão do prefeito, que tem celebrado montantes milionários no fechamento de contratos junto à gestão.

A empresa em questão se trata da “Comercial SG”, que pertence a Dorilândio Pereira, irmão do prefeito Dodó de Neoclides. Segundo as informações repassadas sob condições de sigilo, Dorilândio usa de outras estratégias para burlar as fiscalizações e, consequentemente, fazer com que seja possível executar um suposto esquema de desvio de recursos públicos.

Segundo a denúncia, a empresa em questão está registrada no nome de Samuel Guedes Sobrinho, que seria uma espécie de “laranja”. No entanto, de acordo com a população de Salitre, Samuel atua como entregador da Comercial SG, executando o serviço numa bicicleta. Um dos fatores que corroboram para a versão apresentada é o fato de a empresa funcionar na casa do irmão do prefeito.

Contratos fechados com o irmão do prefeito de Salitre

Conforme fontes ligadas à administração de Salitre, somente em uma licitação, a Comercial SG, empresa do irmão do prefeito, faturou um valor de R$295.020 para atuar no fornecimento de água à Secretaria de Saúde Municipal.  No entanto, segundo pais de alunos de Salitre, alguns estudantes já foram prejudicados com a falta de água nas unidades escolares do município, sendo necessário a utilização de carros-pipas para garantir o abastecimento. 

Em uma das licitações, de acordo com a denúncia, há a previsão de fornecimento de águas em garrafas pequenas, diferentemente da compra em massa de garrafões de 20 litros. Porém, o item também não é visto nem por aluno e nem por pais e responsáveis de estudantes de Salitre.

Polêmicas em Salitre

Segundo a mesma fonte que repassou as informações à REDE ANC, até o transporte utilizado pela Comercial SG pode estar sendo utilizado de forma irregular. O caminhão em questão é o que é mostrado na ilustração da capa da matéria. O veículo, sem placa para identificação, teria sido concedido para a gestão realizar serviços de natureza institucional. No entanto, há o relato de que o transporte é utilizado pelos profissionais da SG. 

A Câmara Municipal de Salitre, liderada pelo presidente Carlinhos da Bolandeira, formalizou à Procuradoria de Combate à Corrupção (Procap) um requerimento de quebra de sigilo no caso que envolveu autoridades ligadas à Prefeitura. Neste caso, há a suspeita de um montante próximo a R$4 milhões.

Em fevereiro deste ano, a operação “Aves de Rapina”, conduzida pela Procap e pelo Ministério Público, apontou indícios de diversas irregularidades e fraudes no processo licitatório do serviço de locação de veículos.  Os principais alvos foram o prefeito Dodó de Neoclides, três parentes que ocupavam cargos de secretários, a ex-tesoureira, cunhada do prefeito, e o secretário de Educação do município.

Sobre a polêmica envolvendo a Comercial SG, a REDE ANC entrou em contato com o gabinete do prefeito e aguarda um posicionamento de Dodó de Neoclides.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir