A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Encerramento do Junho Ambiental 2024 acontece com 1° Corrida APA da Serra de Baturité

Neste sábado (29), o Maciço de Baturité irá sediar o encerramento do Junho Ambiental 2024, tendo atividades ao ar livre que incluem corrida de rua, observação de pássaros e a entrega de certificados para Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

O evento acontecerá na sede administrativa das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, no Sítio Cocão, no Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e contará com a presença da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.  As atividades começam às 6h, com o Vem Passarinhar, um evento de observação de pássaros que será realizado no Pico Alto. Após isso, às 7h, começa aa 1ª Corrida APA da Serra de Baturité, com percursos de 2 km e 5 km, com a concentração para a corrida será na sede das UCs, no Sítio Cocão.

Após a corrida e a observação de aves, haverá uma solenidade para a entrega dos certificados de reconhecimento das RPPNs Mundo Livre (3,279 hectares) e Oásis Baturité (13,05 hectares), ambas localizadas em Guaramiranga. Vilma Freire explicou que “o programa de apoio às RPPNs, coordenado pela SEMA, tem como objetivo ajudar proprietários de imóveis urbanos e rurais a criarem e manterem áreas verdes protegidas, promovendo assim a participação ativa dos cidadãos na preservação dos ecossistemas”.

A 1ª Corrida APA da Serra de Baturité faz parte do Circuito de Corridas pela Natureza, promovido pelo Governo do Estado através da SEMA. Essas corridas acontecem nas áreas protegidas e são uma maneira importante de divulgar as Unidades de Conservação, destacando sua importância ambiental. Além disso, incentivam a visitação, a prática esportiva e, principalmente, a conscientização sobre saúde e qualidade de vida.

Vilma Freire destacou que o Junho Ambiental deste ano teve como foco a Justiça Climática, buscando conscientizar e engajar a população, especialmente os jovens, na luta pela proteção do meio ambiente.

SERVIÇO

Encerramento do Junho Ambiental 2024
Quando: dia 29 de junho de 2024
Horário: 6h
Inscrições: Aqui 
Onde: Sede Administrativa das Unidades de Conservação (UCs) estaduais no Maciço de Baturité, no Sítio Cocão, e no Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir