Moradores da localidade de Ingá, situada no município de Ararendá, relataram diversos prejuízos acarretados pela falta de energia elétrica. A população local registrou a ausência do serviço no período que foi do dia 8 ao dia 11 de abril.
Segundo o repasse de informações à REDE ANC, a ausência do serviço de distribuição de energia foi acarretada pela danificação de um poste de difícil acesso. De acordo com os moradores, a Enel foi notificada logo em seguida, mas não prestou a assistência em tempo hábil para que a comunidade evitasse a perda de itens e produtos alimentícios.
Em áudio enviado à REDE ANC, uma mulher que preferiu não se identificar relatou o apodrecimento de carnes e o abastecimento hídrico afetado. “As carnes descongeladas já estavam com mau cheiro. As bombas de água que sobem para a caixa e abastecem toda a comunidade também foram danificadas. As pessoas estão pegando água da chuva”, revelou.
Outros prejuízos com a falta de energia
A mulher relatou ainda que a população de Ingá teme por possíveis prejuízos a eletrodomésticos. “Estou preocupada com a minha televisão que não está ligando. Estamos carregando o celular em outras localidades”, afirmou.
A deficiência na prestação de serviço por parte da Enel também afetou outros municípios na região dos Sertões de Crateús. Em Ipueiras, a 315km de Fortaleza, a Rádio Inova FM ficou fora do ar por conta das constantes quedas de energia.
A não manutenção da rede elétrica e restabelecimento do serviço também prejudicou o comércio local, sobretudo os estabelecimentos que trabalham no setor de frios.
Melhorias no serviço
Novo diretor-presidente da Enel, José Nunes de Almeida compareceu à sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza para uma reunião com membros do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). Na ocasião, foi discutida a necessidade de uma melhoria urgente por parte da empresa no tocante à distribuição de energia elétrica no Ceará.
No encontro institucional, o diretor-presidente foi recebido pelo promotor Hugo Vasconcelos, secretário-executivo do órgão. Além da exposição dos problemas acarretados pelas falhas da Enel, também foram pautados caminhos que possam construir soluções para o aprimoramento do serviço prestado no Ceará.
Segundo o promotor, o novo diretor-presidente reconheceu o cenário de dificuldades e se colocou à disposição para solucionar os impasses provocados pela atuação da empresa. De acordo com José Nunes, uma das possibilidades é alterar rotinas de atuação para a obtenção de outros resultados.
De acordo com o secretário-executivo do Decon, o foco é proporcionar um serviço de qualidade com respeito ao consumidor e que não infrinja o que está previsto em lei.
“Contamos com a disposição da empresa, no sentido de minimizar os efeitos da má prestação dos serviços nos últimos tempos”, destacou.