A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Escola Pública de Música de Fortaleza será inaugurada nesta quarta-feira (27)

Nesta quarta-feira (27), haverá a inauguração da primeira Escola Pública de Música da cidade de Fortaleza, no qual é vinculada à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.

A inauguração será às 19 horas no prédio do novo Complexo Vila das Artes, localizado no bairro Joaquim Távora, e terá a presença do músico Hamilton de Holanda, com a apresentação do álbum “Flying Chicken”, o Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

Secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, diz que a iniciativa reflete o compromisso da secretaria em roporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente”, afirma o secretário.

A Escola Pública de Música irá oferecer aulas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos, com o objetivo de incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. O local possui 10 alas de aula, um auditório e uma cantina, e irá funcionar de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, podendo receber alunos a partir de 8 anos. A escola ofertará cursos com duração de três anos, de musicalização infantil até o canto coral, com certificado aos participantes

Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), afirma que o esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música.

Além disso, a local terá instrumentos disponíveis para serem usados pelos alunos, onde inclui violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote e clarinete. A equipe de professores será formado por 15 professores especializações na área musical.

Coordenador pedagógico da instituição, David Calandrine, afirma que a falta de uma escola musical era uma lacuna cultural que existia na capital cearense, e que com a chegada da mesma, agora muitas pessoas terão oportunidades através de suas aulas. “A escola preenche um espaço significativo na formação musical local, havia um vácuo nessa área, há muito tempo. A instituição oferece cursos básicos e é recebida como um equipamento muito esperado pela comunidade, com uma grande demanda tanto do público quanto dos profissionais da área, ansiosos por essa oportunidade. Estamos abrindo portas para um novo momento na cena musical da cidade”, diz o coordenador .

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir